A Secretaria de Educação de Bento Gonçalves (SMED) realizou uma reunião com as diretoras de EMIs e EMEFs da rede pública de ensino nesta terça-feira (16), no Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA). Na ocasião, esteve presente a médica veterinária da Vigilância Ambiental, Analiz Zattera, que explanou sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.
É essencial que a boa informação precise circular e seja disseminada. Nesse sentido, é preciso reforçar e engajar a comunidade cada vez mais de como combater o Aedes aegypti, pois, como destaca Analiz, mais de 80% da proliferação ocorre dentro do imóvel e em seus arredores.
Durante a explanação, também foram mencionados questões como principais criadouros, hábitos do mosquito, tempo de vida que é de 30 dias, como prevenir, as doenças transmissíveis e as diferenças entre dengue, zika vírus e chikungunya. Também foram orientadas a utilização de repelente no corpo e até mesmo sob a roupa, tomadas de repelentes e mosquiteiros.
Analiz ressalta que falar com as diretoras das EMIs e EMEFs foi “bastante importante visto que a comunidade escolar é grande. A gente abrange bastante gente quando fala com os professores, com as crianças e as famílias. Muitas vezes os agentes de endemias passam nas casas para as orientações, mas não encontram os pais em casa. Nas escolas as informações são repassadas para as famílias e essas podem verificar dentro seus imóveis as formas de prevenção e de combate à dengue”.
Sobre o mosquito
O Aedes aegypti tem, em média, menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Com hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, o inseto (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano.
A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados.
Os principais sintomas da dengue são:
Febre alta (maior que 38.5°C) de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias
Dores musculares intensas
Dor ao movimentar os olhos
Mal-estar
Falta de apetite
Dor de cabeça
Manchas vermelhas no corpo
Ao apresentar os sintomas, é muito importante procurar a Unidade de saúde mais próxima, para diagnóstico e tratamento adequados
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Jose Martim Estefanon
Legislativo promove reunião com o setor turístico de Bento Gonçalves no dia 30 de abril
UCS abre programação de aulas preparatórias ao ENEM
Inscrições abertas para o Bolsa Atleta 2025 em Bento Gonçalves