A Secretaria de Educação de Bento Gonçalves (SMED) realizou uma reunião com as diretoras de EMIs e EMEFs da rede pública de ensino nesta terça-feira (16), no Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA). Na ocasião, esteve presente a médica veterinária da Vigilância Ambiental, Analiz Zattera, que explanou sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.
É essencial que a boa informação precise circular e seja disseminada. Nesse sentido, é preciso reforçar e engajar a comunidade cada vez mais de como combater o Aedes aegypti, pois, como destaca Analiz, mais de 80% da proliferação ocorre dentro do imóvel e em seus arredores.
Durante a explanação, também foram mencionados questões como principais criadouros, hábitos do mosquito, tempo de vida que é de 30 dias, como prevenir, as doenças transmissíveis e as diferenças entre dengue, zika vírus e chikungunya. Também foram orientadas a utilização de repelente no corpo e até mesmo sob a roupa, tomadas de repelentes e mosquiteiros.
Analiz ressalta que falar com as diretoras das EMIs e EMEFs foi “bastante importante visto que a comunidade escolar é grande. A gente abrange bastante gente quando fala com os professores, com as crianças e as famílias. Muitas vezes os agentes de endemias passam nas casas para as orientações, mas não encontram os pais em casa. Nas escolas as informações são repassadas para as famílias e essas podem verificar dentro seus imóveis as formas de prevenção e de combate à dengue”.
Sobre o mosquito
O Aedes aegypti tem, em média, menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Com hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, o inseto (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano.
A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados.
Os principais sintomas da dengue são:
Febre alta (maior que 38.5°C) de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias
Dores musculares intensas
Dor ao movimentar os olhos
Mal-estar
Falta de apetite
Dor de cabeça
Manchas vermelhas no corpo
Ao apresentar os sintomas, é muito importante procurar a Unidade de saúde mais próxima, para diagnóstico e tratamento adequados
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Jose Martim Estefanon
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves