Na tarde desta quarta-feira, 19, no Sest/Senat ocorreu a participação da Secretaria de Educação na disciplina Guarda Civil e a Comunidade Escolar, ministrada pelo Major Juliano André Amaral. O encontro teve por objetivo compartilhar projetos e experiências que impactam direta ou indiretamente na comunidade. Na ocasião a secretária-adjunta, Adriane Zorzi, a coordenadora pedagógica, Adriana Razia, e a psicóloga, Nádia De Cesaro, explanaram sobre as competências e os projetos da Secretaria de Educação
Foram discorridos os seguintes tópicos:
– Secretaria de Educação: Função da Secretaria enquanto gestora da educação municipal e o impacto na comunidade, destacando a importância das parcerias e do trabalho em equipe para efetivar as políticas públicas.
– Projetos que a SMED vem desenvolvendo desde 2013 junto as escolas, com o objetivo de contribuir com o fazer pedagógico, e através das vivências propostas provocar mudanças de hábitos nos alunos, e eles como agentes multiplicadores promoverem mudanças no contexto familiar e comunitário.
– Projeto “Olhar Atento” que tem por objetivo promover ações e vivências que desenvolvam a reflexão, discussão e experiências em torno da alimentação, oportunizando a comunidade escolar e, principalmente, ao aluno, a possibilidade de realizar escolhas conscientes e de construir hábitos de alimentação saudável.
– Projeto “Um Olhar Encantador sobre Bento Gonçalves” que tem objetivo promover ações e vivências que desenvolvam o conhecimento e a valorização do nosso município, em seus aspectos econômicos, sociais, históricos e culturais, oportunizando à comunidade escolar e, principalmente, ao aluno, a possibilidade de dar sentido à sua circunstância espaço-temporal, de encantar-se com o lugar onde vive e de sentir-se seu co-autor.
– Projeto “Leituras” que tem por objetivo possibilitar vivências e discussões que problematizem a leitura, favorecendo a formação dos alunos como leitores e contribuindo para a qualificação do docente como leitor-mediador de textos utilitários e literários.
Também foi destacado a importância do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Inclusão e Diversidade o qual foi instituído através do Decreto nº 10.088/19, que tem por objetivo articular e capacitar a rede intersetorial no que tange às questões voltadas a inclusão e diversidade cultural. E pela Justiça Restaurativa através da metodologia dos Círculos de Construção de Paz, que muito em contribuído na prevenção e resolução de conflito nos ambientes escolares.
O major Juliano André Amaral ressaltou a importância de se criar diálogos com todos os setores da Administração Pública: “mais do termos o agente físico nas ruas, é nós termos o agente voltado para a questão da prevenção trabalhando nessa proximidade com a comunidade. Então, os novos agentes estão descobrindo e conhecendo todos os talentos que Bento Gonçalves tem e realiza hoje frente às pastas públicas. Isso proporciona uma interação maior que permite melhor se inserir nas características que formam o município”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Jose Martim Estefanon
Visando garantir atendimento especializado em Bento, vereadores aprovam contratação de 46 novos médicos
ACIDENTE DEIXA DOIS FERIDOS NA BR 470, EM SÃO VALENTIM, INTERIOR DE BENTO GONÇALVES
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NO PROGRESSO, EM BENTO GONÇALVES