Na quarta-feira (1º), as equipes diretivas das escolas municipais de Bento Gonçalves foram recebidas na EMEF Lóris Pasquali Reali pela Secretária de Educação Adriane Zorzi e Secretária adjunta Adriana Razia, para a retomada da Formação de Gestores, que teve início ainda em novembro de 2022.
Durante o encontro, a equipe do Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID), apresentou as propostas de trabalho para o ano de 2023, enfatizando o Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) e ao Projeto Educação Emocional.
As profissionais do NID explicaram que a função do SAEE é complementar ou suplementar a formação do aluno Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), com serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
Foram apresentados os três pilares que fundamentam o trabalho do professor, que são: o Atendimento em Salas de Recursos Multifuncionais; apoio educacional especializado aos professores das salas de aula comuns; e sensibilização da comunidade escolar conforme a realidade de cada território.
Foi apresentado aos gestores que o Projeto Educação Emocional que, desde 2021, já atendeu mais de 400 alunos. Em 2023, a proposta do Projeto é estender este trabalho para a Educação Infantil e para os segundos anos do Ensino Fundamental, além de estudantes dos primeiros anos.
A noite de formação contou com o relato da experiência da EMEF Lóris Pasquali Reali através do trabalho desenvolvido em 2022 pela Professora Cátia Contini e pela Orientadora Renata Dalla Corte.
O encontro contou ainda com a fala da Diretora Carina Zucchi, que explanou sobre a gestão da EMEF Lóris Pasquali Reali e apresentou o espaço físico aos professores participantes do encontro. Carina destaca sobre a importância do intercâmbio de saberes e experiências.
“Foi um momento único que tivemos a honra de receber colegas de outras escolas e representantes da Smed e do NID. Além de muito aprendizado e conscientização realizado pela equipe do Núcleo de Inclusão e Diversidade, tivemos a oportunidade de apresentar nossa escola e um pouco do trabalho desenvolvido pelos profissionais da escola. Momentos como esse são de extrema relevância, pois tivemos a chance de realizar trocas pedagógicas e organizacionais importantes que muito agregam no dia a dia das dinâmicas escolares”, destaca.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi ressalta que “tanto o Serviço de Atendimento Educacional Especializado, como o Projeto Educação Emocional são de fundamental importância para a garantia do direito à aprendizagem das crianças da Rede Municipal de Ensino”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Divulgação/SMED
PG
Júris de abril terão dois casos em julgamento em Bento Gonçalves
Você sabia que a sua doação na Campanha da Fraternidade 2024 ajudou 10 projetos sociais na Diocese de Caxias do Sul?
CSG implementa mudança no acesso da ERS-122, em Bom Princípio, para reforçar a segurança viária