Na quarta-feira (1º), as equipes diretivas das escolas municipais de Bento Gonçalves foram recebidas na EMEF Lóris Pasquali Reali pela Secretária de Educação Adriane Zorzi e Secretária adjunta Adriana Razia, para a retomada da Formação de Gestores, que teve início ainda em novembro de 2022.
Durante o encontro, a equipe do Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID), apresentou as propostas de trabalho para o ano de 2023, enfatizando o Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) e ao Projeto Educação Emocional.
As profissionais do NID explicaram que a função do SAEE é complementar ou suplementar a formação do aluno Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), com serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
Foram apresentados os três pilares que fundamentam o trabalho do professor, que são: o Atendimento em Salas de Recursos Multifuncionais; apoio educacional especializado aos professores das salas de aula comuns; e sensibilização da comunidade escolar conforme a realidade de cada território.
Foi apresentado aos gestores que o Projeto Educação Emocional que, desde 2021, já atendeu mais de 400 alunos. Em 2023, a proposta do Projeto é estender este trabalho para a Educação Infantil e para os segundos anos do Ensino Fundamental, além de estudantes dos primeiros anos.
A noite de formação contou com o relato da experiência da EMEF Lóris Pasquali Reali através do trabalho desenvolvido em 2022 pela Professora Cátia Contini e pela Orientadora Renata Dalla Corte.
O encontro contou ainda com a fala da Diretora Carina Zucchi, que explanou sobre a gestão da EMEF Lóris Pasquali Reali e apresentou o espaço físico aos professores participantes do encontro. Carina destaca sobre a importância do intercâmbio de saberes e experiências.
“Foi um momento único que tivemos a honra de receber colegas de outras escolas e representantes da Smed e do NID. Além de muito aprendizado e conscientização realizado pela equipe do Núcleo de Inclusão e Diversidade, tivemos a oportunidade de apresentar nossa escola e um pouco do trabalho desenvolvido pelos profissionais da escola. Momentos como esse são de extrema relevância, pois tivemos a chance de realizar trocas pedagógicas e organizacionais importantes que muito agregam no dia a dia das dinâmicas escolares”, destaca.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi ressalta que “tanto o Serviço de Atendimento Educacional Especializado, como o Projeto Educação Emocional são de fundamental importância para a garantia do direito à aprendizagem das crianças da Rede Municipal de Ensino”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Divulgação/SMED
PG
Entenda proposta de acordo do INSS para devolução de descontos ilegais
Jovens da Região Pastoral de Garibaldi preparam peregrinação no Jubileu da Esperança 2025
Vencedora do concurso cultural do Tacchimed retira Iphone 16