No último sábado, 2, a Secretaria de Educação de Bento Gonçalves promoveu um encontro de partilhas, encantamento e discussões para as equipes diretivas das Escolas Municipais Infantis, que estiveram reunidas, na Fundação Casa das Artes, para a apresentação do Sistema de Ensino a ser adotado na Rede Municipal a partir de 2022.
O SET Brasil (Soluções Educacionais Transformadoras – Editora Moderna) inclui: materiais didáticos alinhados à BNCC para professores e alunos; conteúdos e livros digitais que complementam as aulas e engajam os estudantes; formação pedagógica direcionada a educadores, supervisores e gestores, tendo em vista ações de orientação, mobilização e avaliação.
A adesão a um sistema de ensino busca responder à necessidade constante de qualificar os processos educativos construídos nas escolas, garantindo a aprendizagem com equidade e fornecendo um alinhamento para as ações desenvolvidas no âmbito da rede municipal.
A escolha do SET Brasil resultou da convergência entre a proposta disponibilizada e as concepções de educação que norteiam as práticas pedagógicas, resguardando a identidade de cada escola e suas especificidades e, ao mesmo tempo, oportunizando a ampliação das possibilidades educativas. Nesse sentido, o sistema favorece a construção da Educação Infantil como espaço seguro de aprendizagem, cuja centralidade incide sobre o brincar e o interagir, fortalecido por laços de confiança, afeto e acolhimento entre escola e famílias.
Inicialmente, a Secretária de Educação Adriane Zorzi fez o acolhimento aos presentes, contextualizando a proposta e situando-a em relação à Educação Infantil que desejamos. Na sequência, a Secretária Adjunta Adriana Razia explanou os motivos para a adesão ao sistema de ensino SET Brasil.
Após, a Coordenadora Pedagógica Fernanda Nardini Techio apresentou a linha do tempo enfatizando todo o trabalho desenvolvido ao longo deste ano. Os gestores e supervisores conheceram o percurso de estudo e análise do material, desenvolvido, a partir de maio, por meio de reuniões semanais. Esse caminho foi iniciado pela assessoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e, posteriormente, contou com o apoio e a colaboração de um grupo de supervisores e professores que atuam em escolas da rede.
Os gestores das Escolas Infantis foram convidados a conhecer e a vivenciar os cantos planejados para o momento, tendo em vista a manipulação do material que crianças e professores receberão a partir de 2022. Também puderam explorar as possibilidades que este sistema de ensino oferece.
Esse convite partiu de uma figura muito especial: a nonna, representada pela supervisora Marta Sassi, que cativou a todos com seu humor, sua sabedoria e suas provocações para o estabelecimento de relações entre a escola e a vida, e entre práticas educacionais antigas e inovadoras. A partir dessa mobilização, o grupo foi convidado a pensar sobre como este sistema de ensino favorece a construção do caminho para a educação a que aspiramos.
Finalizando, o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira fez uma fala às equipes, parabenizando seu envolvimento e seu trabalho e convidando-as a acolher a proposta apresentada para o próximo ano. “A formação de trabalho é muito importante para poder ir adiante. Precisamos estar sempre aprendendo, se reinventado, se reorganizando. Estar sempre evoluindo. Comparando com outros municípios, temos uma qualidade de educação muito legal, mas precisamos avançar mais. Esse material vem trazer mais qualidade ao ensino para as EMIs”, ressaltou o Prefeito.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: SMED/Jose Martim Estefanon/Divulgação
(RM)
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor