No último sábado, 16, a Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz recebeu as atividades de integração para os professores do Ensino Infantil e Fundamental, promovidas pela Secretaria de Educação. O evento compreende as ações do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
Na ocasião, foram ministradas três oficinas: Contação de Histórias, com a professora Drª Marli Cristina Tasca Marangoni; Dança, música e teatro, com a professora Rosana Três; e Exploração de Espaços/Psicomotricidade, com o professor Dejair da Rosa Bento. Cerca de 130 educadores participaram do programa que tem como objetivo utilizar conhecimentos de outras áreas para o desenvolvimento humano integral do aluno. Dessa forma, aplica-se em sala de aula um ensino de caráter transdisciplinar.
“As oficinas fazem parte das teorias e estudos realizados no decorrer da formação do PNAIC, entender a criança em todo seu processo de desenvolvimento é respeitá-la na sua diversidade de compreensão na alfabetização. Todo professor de séries iniciais deve mediar o conhecimento deste pequeno ser. Como diz Antoine de Saint-Exupéry: ‘Você se torna eternamente responsável por quem cativas!’. Os professores cativam seus alunos através do encantamento de suas aulas”, ressalta Jacqueline Karkaba, supervisora pedagógica da EMTI São Roque.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Jose Martim Estefanon
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS