A Secretaria Municipal de Educação (SMED) está desenvolvendo um projeto que prevê a educação acerca das emoções. A ação será voltada para crianças das escolas do município, pais e responsáveis, professores e equipe diretiva (orientação educacional, supervisão escolar, vice-direção e direção).
O objetivo da iniciativa é educar os participantes sobre a natureza, funcionamento e importância das emoções, visando o desenvolvimento da empatia e prevenindo transtornos mentais na infância. As responsáveis pelo projeto são as psicólogas Suelen Bordignon, Nádia De Cesaro e a professora Graciela Tramontina Poletto.
Serão contempladas três escolas no projeto-piloto: as EMEFs Santa Helena, Professor Noely Clemente de Rossi e Professora Vânia Medeiros Mincarone. O trabalho será desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, tendo expectativa de atingir em torno de 120 crianças, 240 pais e/ou responsáveis e 20 profissionais da educação. O projeto tem intenção de continuidade e expansão para demais alunos nos próximos anos.
A equipe responsável e os estagiários já estão conversando e alinhando os encontros junto aos professores. As atividades com as crianças estão previstas para a primeira semana de agosto até o final de novembro de 2021.
Esta ação tornou-se possível a partir da parceria com a Universidade de Caxias do Sul e Faculdade da Serra Gaúcha, que viabilizou a realização de estágios de alunos dos Cursos de Psicologia e Pedagogia.
De acordo com as psicólogas da pasta pública Suelen Bordignon e Nádia De Cesaro “compreender o que as emoções comunicam, as necessidades apontadas por elas, bem como, aceitá-las como processos naturais, favorece a resolução de problemas e conflitos. Cabe a compreensão de que não é possível controlar o que sentimos, mas podemos fazer escolhas e tomar decisões mais assertivas diante das ativações emocionais”.
Essas ações estão alinhadas com o preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que endossa a necessidade e importância de desenvolver as habilidades e competências socioemocionais na Educação Básica.
A secretária de Educação, Adriane Zorzi, ressalta que “o projeto vem ao encontro das demandas evidenciadas neste período de distanciamento social onde se percebe a necessidade de falar sobre o que sentimos, como nossos medos e angústias, uma vez que a aprendizagem depende também de fatores emocionais”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Fotos: SMED/Divulgação
Ação do DMT de Bento forma pequenos agentes da EMI Mamãe Coruja
Procon-BG alerta para golpes envolvendo a Black Friday
Adesão ao Mutirão de Negociação Financeira vai até este sábado, dia 30