No último dia primeiro de fevereiro, iniciou a segunda etapa de inscrições escolares na rede municipal de ensino. Elas devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do site da Prefeitura, e de acordo com os critérios previstos no edital lançado em outubro de 2021.
Ao acessar o link, a família deve preencher os campos com os dados solicitados, e posteriormente comprovar os dados preenchidos. Para o ano letivo deste ano, já foram efetuadas em torno de 4100 inscrições e os encaminhamentos já estão sendo realizados, tanto para vagas remanescentes, quanto para as compradas.
A escola de zoneamento é determinada pelo endereço da família, e, ao finalizar a inscrição a família, escola de zoneamento e a SMED recebem a ficha. Caso for da etapa de Educação Infantil (creche), a família deve comparecer a escola de primeira opção para a entrega e comprovação dos dados informados.
A documentação é analisada, seguindo os critérios previstos no edital. Caso seja selecionada, a família é comunicada a comparecer a escola para efetuar a matrícula.
A coordenadora do setor de vagas, Ediana Cimadon, comentou sobre a grande demanda dos pedidos de vagas.
“Com o início do Ano Letivo previsto para os próximos dias e a reabertura do sistema de inscrições, a demanda pelo atendimento cresceu. O setor de vagas está disponível para atender a população, esclarecendo dúvidas e dando orientações as famílias”.
Ediana salienta ainda que “na própria Secretaria realizamos inscrições para as famílias que não estão conseguindo realizar o acesso. Entendemos que existe a preocupação das famílias com relação às vagas e desde o início do ano já foi possível realizar diversos encaminhamentos.”
A secretária Adriane Zorzi comentou sobre o retorno para as inscrições.
“Para a Pré-escola e ensino fundamental, ao finalizarem a inscrição, a família deve aguardar o contato da escola. É neste primeiro contato que deve ser comprovado o endereço informado na inscrição. Caso a família não seja informada, a mesma pode entrar em contato com a SMED para verificar a possibilidade de vagas remanescentes ou até mesmo a compra de vaga”.
Para as vagas compradas, a SMED também solicita a comprovação de endereço, uma vez que está vaga será ofertada em caso de não haver vagas em seu zoneamento.
Zoneamento Estadual
As famílias que pertencem ao zoneamento Estadual, são orientadas a procurar a 16ª Corregediria Regional ou então podem realizar a inscrição no site da rede de ensino Estadual. Caso o Estado não consiga atender a demanda de alunos, a SMED busca junto as escolas do Município ou compra de vagas a colocação deste aluno. Esse processo é mais demorado, pois depende do encaixe de vagas.
Contatos SMED para vagas
O setor de vagas, que fica junto a SMED, auxilia as famílias por meio de WhatsApp, de telefone ou atendimento presencial. Além das famílias, o setor permanece em contato constante com as escolas da rede, auxiliando-os neste processo.
Setor de vagas fone/Whatts: (54) 3055-7252 / 3055-7253
Acesso para solicitação de vagas para matrícula http://matriculaonline.bentogoncalves.rs.gov.br/
Foto: Arquivo Ascom
Fonte: Asssessoria de Imprensa da Prefeitura
Reunião Técnica discute diagnóstico e apresenta soluções para os impactos das chuvas extremas na Serra Gaúcha
Festival Tchê celebra a cultura gaúcha com shows, oficinas e gastronomia na ABCTG, em Bento
Aapecan realiza eventos solidários em Bento Gonçalves no próximo sábado, 23