Bento Gonçalves é referência na Justiça Restaurativa. Desde 2015, o município trabalha com os Círculos de Construção de Paz com o objetivo de exercer a metodologia da prevenção de conflitos que podem surgir nas áreas de Educação, Assistência Social, Saúde, Ministério Público, Conselho Tutelar, entre outras. Essa metodologia tem como ponto de partida a escuta, ouvir e respeitar o outro, buscando sanar os conflitos.
Nesta perspectiva, uma figura muito importante é o facilitador que exerce a função de colocar em prática a cultura de paz, ressaltando que os Círculos de Construção de Paz atestam 90% de eficácia na resolução dos conflitos. Em 2023, a Secretaria de Educação e a Central de Orientação Restaurativa Escolar (CORES), localizado no Ministério Público, formaram em torno de 200 facilitadores, e realizou 3.400 atendimentos. Destaca-se que no mês de março de 2024 foram atendidas 430 pessoas.
Na quarta-feira (10) foi realizada a primeira formação de 2024 com 25 facilitadores de Círculos de Construção de Paz – Menos complexos, no Auditório do Ministério Público, ministrada pelas instrutoras Marlisete Alessi e Vanise Marconi. Neste caso, menos complexos significa que os conflitos não entraram na esfera jurídica, não foi feito um boletim de ocorrência. Participaram profissionais da área da Educação, da Segurança, da Assistência Social, Ministério Público e do Estado, como escolas estaduais e o Presídio.
“Os facilitadores vão multiplicar a escuta empática nos seus serviços, o autocuidado, esse carinho, esse respeito com o outro. Esse é o nosso principal objetivo: o autocuidado pessoal para o cuidado do outro, essa troca de vivências”, ressalta Marlisete.
A Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves participou pela primeira da formação. O diretor Antônio Roberson Ribeiro da Silva fala da importância desta metodologia para a instituição. “Através dos Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz, buscamos novos caminhos e oportunidades para aqueles privados da liberdade. Isso contribui para a redução da reincidência, tornando a sociedade de Bento Gonçalves mais segura”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi ressaltou sobre o caráter conciliador e seguro da metodologia na resolução de conflitos. “A formação expressa um trabalho de escuta, de comunicação não-violenta, para termos cidadãos de direitos e deveres, um cidadão do bem. Obrigado a todos por participarem deste momento. Eu sei que, com certeza, cada um no seu espaço vai conseguir fazer a diferença nas relações entre crianças, adultos e profissionais. Que essa partilha do Círculo possamos estar do mesmo lado buscando relações mais democráticas, mais sinceras, de equidade”.
O encerramento da formação contou com a presença da Promotora de Justiça, Dra. Carmem Gracia; promotor Élcio Resmini; da Assessora Pedagógica da 16ª CRE e responsável pela pasta CIPAVE, Rose Mary Moreira; do Diretor Geral da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, Antônio Roberson Ribeiro da Silva; da Diretora do NEEJA Admar Bretas Rodrigues (Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos-Privados de liberdade), Cátia Fernandes Oliveira Fiorini; do vereador Eduardo Virissimo; do Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Wagner Dalla Valle; da coordenadora dos SCFVs, Letícia Cemin; do Secretário de Segurança, Paulo César de Carvalho; da Secretária de Educação, Adriane Zorzi; da Coordenadora Pedagógica da SMED, Adriana Razia.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor