Cooperativa Coasa, com sede em Água Santa, é a primeira do ranking com programa de consumo sustentável
O Sistema Ocergs divulgou nesta segunda-feira (16) os projetos selecionados no Programa Fundo Social, lançado para potencializar ações positivas no âmbito do cooperativismo. Ao todo, dez projetos voltados à educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente foram contemplados com um orçamento de R$ 1,6 milhão, beneficiando em torno de 32,1 mil pessoas em todo o Estado. Como os projetos não atingiram o total previsto para investimento, da ordem de R$ 2 milhões, a expectativa é de que o programa tenha uma segunda edição.
A Coasa, de Água Santa, é a primeira do ranking, com um programa de consumo sustentável. A iniciativa desenvolve atividades de formação que oportunizam às mulheres agricultoras condições para tomarem frente na implementação de práticas sustentáveis em suas propriedades. Em três anos, o programa já atendeu 103 famílias, incentivando a produção diversificada de alimentos, plantas bioativas, aproveitamento integral de alimentos, estimulando a segurança alimentar, o manejo ecológico e contribuindo com a preservação do meio ambiente.
Também foram contempladas a Cooperconcórdia, com o projeto Multiplicadores Lixo Zero, a Santa Clara, a Cotrirosa, a CCGL, Cotriel, Coprel, Unicred Ponto Capital, Coopeeb, Sicredi Serrana e Sicredi Ouro Branco. O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, destaca a qualidade dos projetos escolhidos. “Com esse aporte, as cooperativas terão acesso a mais inovação e profissionalização das suas atividades”, constatou.
O processo de inscrições para o Fundo Social foi finalizado em 28 de novembro, com 29 inscritos. O Fundo Social do Sescoop/RS atende os pilares “Social” e “Ambiental” da agenda ESG, além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e o 7º Princípio do Cooperativismo, Interesse pela Comunidade. O programa prevê regras específicas para a contemplação dos projetos, além de critérios de seleção e de prestação de contas.
Conheça os projetos aprovados
1 – Programa Consumo Sustentável (Coasa) 2 – Multiplicadores Lixo Zero (Cooperconcórdia) 3 – Plantando o Bem (Santa Clara) 4 – Programa Integrar — Fomento aos cooperados e ao cooperativismo (Cotrirosa) 5 – Qualificação e incentivo à agricultura de baixo carbono e a intensificação sustentável na produção de alimentos no Sistema Cooperativo do RS (CCGL) 6 – Cotriel Educando para o Campo (Cotriel) 7 – Projeto Educação Cooperativista — Coprel na Escola (Coprel) 8 – Projeto Batalhão do Bem — Unicred Ponto Inicial 9 – Jovem Líder (Coopeeb) 10 – Peça Teatral Educação Financeira “Os Sonhos são Possíveis” (Sicredi Serrana RS/ES e Sicredi Ouro Branco RS/MG) |
Foto: Coasa
Taís Dihl
|
PG
Verão cultural de Natal acontece nesta quinta-feira, 21, no Bairro Licorsul, em Bento
Projeto Pipa Parade será lançado no domingo, 24, na Fundaparque, em Bento
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO JUVENTUDE DA ENOLOGIA, EM BENTO GONCALVES