Sindilojas Regional Bento trabalha para que município possa estar na “cor amarela” no modelo de distanciamento social do estado

Sindilojas trabalha para informar e conscientizar comunidade a seguir os protocolos de distanciamento controlado impostos pelo Governo do Estado para que a cidade possa superar a pandemia e sair do ‘laranja’

“Hoje somos laranja, mas podemos ser amarelo”. A afirmação é do presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, que, junto com sua diretoria, travou uma batalha contra a Covid-19 em Bento Gonçalves. Informação e conscientização são as armas adotadas, ainda mais agora com a divulgação no sábado, 09, pelo Governador Eduardo Leite, do Modelo de Distanciamento Controlado no Rio Grande do Sul e os protocolos que cada cidade deve seguir, conforme sua classificação de risco identificadas pelas cores Amarelo, Laranja, Vermelho e Preto.

“Precisamos, mais do que nunca, ter foco e seguir os protocolos emitidos, tomando todos os cuidados necessários. Este é um momento decisivo e que depende de cada um, tanto na sua prática, cuidando do seu negócio, quanto como fiscalizadores sociais. Nosso dever enquanto cidadãos é fazer o seu papel, mas também informar e conscientizar os demais. Somente sairemos dessa mais fortes se trabalharmos juntos”, reforça Amadio.

Estar na Bandeira Laranja obriga a seguir um protocolo de ações como operar com 50% ou 75% do quadro funcional, dependendo do setor. O comércio de veículos, manutenção e reparação de veículos automotores, o comércio atacadista e varejista não essencial (rua), além dos centros comerciais e shopping centers podem operar com 50% de seus funcionários ao mesmo tempo, sendo que estes dois últimos devem seguir a mesma proporção em relação a lotação. O modo de operação e atendimento também varia entre teletrabalho, presencial restrito, tele entrega, pague e leve e Drive-thru.

O percentual de funcionários permitidos no mesmo turno sobe para 75% quando se trata de setores como varejo de produtos alimentícios, comércio de combustíveis e itens essenciais no comércio varejista e atacadista. Entretanto, em todas as bandeiras, é obrigatório colocar em prática os protocolos de prevenção, além das variáveis recomendadas. No caso dos centros comerciais e shopping centers é necessário fazer o monitoramento de temperatura.

O uso de máscaras agora é obrigatório em todo o Estado, em qualquer lugar, na rua ou dentro das empresas e órgãos públicos. Os protocolos completos estão disponíveis nas redes sociais do Sindilojas e no site http://www.sindilojasbg.com.br/noticias/.

Amadio entende que esta luta é de todos, empregados e empregadores. “Bento Gonçalves é referência em diversos setores e isso é resultado de sua gente que ao longo dos anos mostrou que é capaz, que não desiste e trabalha. Poucas cidades têm uma economia tão diversificada como a nossa e uma pujança invejável. O enfrentamento ao Coronavírus está acima de qualquer coisa, independente de marca, partido ou religião, e a união em torno dos mesmos objetivos é determinante para a sobrevivência de nossa sociedade”, conclui.

Protocolo Bento Gonçalves

SELO AMBIENTE LIMPO E SEGURO: PASSO A PASSO

  •  Informar a todos os funcionários sobre os protocolos relativos ao coronavírus COVID-19.
  • Fazer uma tabela diária com horário e valor da medição de febre, verificação de tosse, dificuldade em respirar de todos os funcionários. Caso, algum deles apresente febre acima de 37,8° e/ou quadro gripal, encaminhá-lo a UPA 24 Horas. A temperatura corporal varia de 36° a 37,4°, acima desta medida pode-se considerar febrícula. A partir de 37,8° considera-se febre.
  • Orientar os funcionários a forma correta de lavar as mãos com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante que tenha pelo menos 70% de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos.
  • Orientar funcionários que ao tossir ou espirrar devem utilizar o antebraço ou usar um lenço de papel, que depois deve ser imediatamente jogado ao lixo; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.
  • Alertar os funcionários para evitarem o contato próximo, apertos de mão, beijos, abraço, postos de trabalhos compartilhados, partilha de alimentos, utensílios, copos, toalhas e objetos. Evitar o contato direto com clientes sempre que possível.
  • Ordenar aos funcionários para sempre usarem máscaras e demais EPI’s (caso estes sejam necessários), e a orientarem os clientes sobre a obrigação do uso de máscaras no município.
  • A Secretaria entregará na visita cartazes com orientações que deverão ser expostos em locais visíveis ao público (cartazes de orientação para banheiros e áreas de circulação comum e envio de banner de forma digital sobre a capacidade máxima de lotação).
  • Providenciar um local, ou uma cadeira, que fique reservado somente para uso de suspeitas infectadas, caso chegue algum cliente que passe mal, ele deve ser conduzido a esse local onde ficará isolado dos demais clientes.
  • Por turno deve sempre haver um funcionário orientado que, caso alguém passe mal, deverá ser encaminhado para o local já previamente reservado, ligar para a UPA 24h: 3055-7303 e orientar o cliente a seguir as orientações passadas, após a saída do cliente esse funcionário providenciará a higienização do local, e o mesmo deverá durante todo o procedimento evitar o contato físico e usar todos os EPI’s.
  • Os locais em que houver contato de pessoas suspeitas de estarem contaminadas deverão ter sua higienização reforçadas, bem como descontaminação da área.
  • Disponibilizar máscaras que são de uso obrigatório e EPI’S para funcionários (luvas, jalecos, óculos de proteção, enfim o que for necessário para segurança).
  • Todos os funcionários devem informar e cobrar o uso de máscaras pelos clientes quando não estiverem se alimentando ou bebendo, tendo máscaras para venda ou distribuição gratuita caso estes cheguem sem.
  • Disponibilizar materiais para higiene nos banheiros: sabão líquido, toalhas de papel, álcool 70% ou outro produto adequado para higienização das mãos.
  • Usar lixeiras de abertura não manual para evitar o contato.
  • Manter nos pontos de entrada/saída, banheiros e balcão de atendimento álcool em gel 70% ou outro produto adequado para uso comum.
  • Deverá ser feita higienização constante de superfícies onde haja toque, após cada uso, com álcool ou produto adequado (mesas, equipamentos, teclados, cadeiras, interruptores, elevadores, etc.).
  • Deverá ser feita a higienização a cada 3h no mínimo dos pisos, paredes, e teto dos banheiros e em ambientes internos fechados, com álcool ou outro produto adequado.
  • O empregador é orientado a manter os funcionários do grupo de risco afastados das atividades, bem como quando possível fazer regime de escala, revezamento de turno ou diminuição de jornada garantindo a redução do fluxo e contato de funcionários.
  • Nos restaurantes e áreas de alimentação o reforço da higienização dos utensílios, equipamentos e superfícies, evitando ao máximo a manipulação direta dos alimentos por clientes e colaboradores, no caso de existir buffet deverá manter um atendente para servir o alimento ao cliente.
  • Manter mesas e estações de trabalho com espaçamento de 2m entre elas, e diminuir a capacidade máxima de lotação para 50% do APPCI, garantindo o distanciamento pessoal.
  • O empreendimento deve garantir um distanciamento de 2m entre os clientes que aguardam para ingressar no estabelecimento, seja através de fila, com marcação no chão ou alguma outra forma de indicar o local.
  • Ao limpar o estabelecimento dar preferência para limpeza úmida, passando pano ao invés de varrer evitando que a poeira espalhe o vírus.
  • Dar preferência para entrada e circulação de ar natural, mantendo portas e janelas abertas, caso não seja possível, manter os filtros e dutos de ar condicionado limpos.
  • A desinfecção sempre após o uso de piscinas, jacuzzis e equipamentos existentes em SPA de acordo com o protocolo interno do estabelecimento.
  • Orientar os funcionários que a remoção da roupa de cama e toalhas deve ser feitas sem agitar ou sacudir, enrolando-a no sentido de fora para dentro, sem encostar ao corpo e transportando-a diretamente para a máquina de lavar. Lavagem em separado na máquina e a temperatura elevada da roupa de cama/toalhas (cerca de 60ºC) e orientá-los também a seguir o mesmo procedimento com os uniformes.
  • As agências de viagens, hotéis, pousadas, guias de turismo, deverão enviar preferencialmente de forma digital aos seus clientes as orientações e informações das regras que estão sendo aplicadas no Município, bem como das regras do seu estabelecimento.
  • As agências de viagens, hotéis, pousadas, guias de turismo deverão observar se seus parceiros envolvidos nos passeios vendidos estão seguindo as recomendações e protocolos de higienização para garantir a proteção de seus clientes Esses procedimentos foram orientados conforme Decretos do Município e protocolos do Ministério da Saúde e poderão ser alterados de acordo com a evolução dos casos de Coronavírus/COVID-

Fonte: Conceitocom Brasil

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