Entidade sugere que cobrança do período em que as lojas estiveram fechadas não seja efetuada e aconselha associados locatários a negociar com locadores
Sem a pretensão de interferir nas relações jurídicas entre locadores e locatários, o Sindilojas Regional Bento vem orientando seus associados a negociarem seus aluguéis, buscando alinhamento com os proprietários das salas comerciais. A entidade pede a compreensão dos locadores no sentido de suspender a cobrança dos aluguéis relativos ao período em que as empresas foram obrigadas a fechar, cumprindo decretos Estadual e Municipal.
A iniciativa é reflexo da grave situação financeira em que estas empresas se encontram, diante da impossibilidade de trabalhar. “Entendemos que seja necessário promover uma negociação entre as partes de modo a evitar que mais pessoas sejam demitidas e mais empresas sejam fechadas, o que aumentaria ainda mais o problema para ambos”, destaca o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio.
Em razão de ser um momento inédito e crítico, o Sindicato também entende que os locadores precisam compreender a situação e ter paciência. “Se não há venda, não há receita”, protesta. Segundo ele, outro aspecto a ser considerado é o índice de correção do reajuste dos aluguéis, que hoje segue o IGPM. A sugestão é que se busque outro índice mais próximo da realidade.
Amadio também ressalta que dependendo da situação em que a empresa se encontra é possível acionar a Justiça para modificar e/ou suspender obrigações contratuais até que a crise seja superada. A orientação é defendida pelo advogado Paulo Tramontini, assessor jurídico da entidade.
Tramontini reforça a recomendação de uma negociação extra judicial entre locador e locatário, com concessões mútuas para se chegar a uma solução amigável para as partes envolvidas. “Estamos diante de uma força maior, de um caso fortuito. Recorrer ao Judiciário somente em último caso. É preciso preservar as relações contratuais”, conclui.
Fonte: Conceito Com
Foto: Divulgação
Diocese de Caxias do Sul reúne o clero para refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2025
Quinto lote do Devolve ICMS Linha Branca vai distribuir R$ 7,4 milhões a atingidos pelas enchentes
Câmara aprova projeto de renegociação de dívidas de produtores rurais atingidos por enchente no RS