Sindilojas de Bento dispõe de Estatística do Comércio e Serviços

Associados do Sindilojas Regional Bento contam desde janeiro deste ano com uma nova ferramenta de consulta, denominada ‘Estatística do Comércio e Serviços’, na qual traz a realidade de diversas empresas de diferentes ramos de atuação no Varejo e nos Serviços. “Trata-se de uma ampla pesquisa de amostragem que passamos a dispor aos nossos associados com dados reais, repassados por um grupo de 35 empresas. É uma ferramenta que serve para estabelecer parâmetros quanto ao desempenho mensal”, explica o diretor executivo, Valério Pompermayer, idealizador da pesquisa.

Todas as empresas participantes enviam seus dados até o dia 10 de cada mês e todas tem seu nome preservado. Participam na pesquisa, diversas lojas de vestuário, móveis e eletros, bem como supermercados, revendedores de materiais de construção, entre outros. ‘“Sabemos, por exemplo, a quantidade de funcionários, a taxa de inadimplência, o percentual de faturamento, entre outros dados. É uma contribuição que os associados dão a outros lojistas e que servem como um termômetro para ver o desempenhos dos setores envolvidos”, analisa.

Desempenho do primeiro semestre em relação as empresas analisadas

Em relação aos fatores analisados (Vendas, Empregos e Inadimplência), os percentuais mostraram-se positivos em termos de vendas. “Se compararmos o desempenho de junho último com o mesmo mês de 2015, a média das vendas cresceram 10,83%. Não bastasse isso, tivemos o melhor índice mensal, desde que iniciamos o levantamento dos dados, em janeiro deste ano”, avalia o coordenador da pesquisa. O setor do vestuário foi o que mais contribuiu para o bom desempenho, tendo em vista o frio intenso e as liquidações.

A taxa de inadimplência praticamente não teve alterações, mantendo-se na média de 5,34% e sendo até inferior em relação aos três meses anteriores. “Não estão inclusas neste geral as empresas que recebem pagamentos via cartão. Se analisarmos o quadro geral, por exemplo, a média de inadimplência foi de 12,5%”, esclarece.

Já a geração de empregos, o último gráfico mostra que todas as empresas analisadas mantiveram o mesmo quadro de funcionários. Por fim, as negativações, embora não tenham cessado, mostram que as inclusões estão seguindo uma linha decrescente e as exclusões estão aumentando.

Análises do Mercado

Além dos dados levantados pelo Sindilojas Regional Bento, nos últimos dias estamos acompanhando o noticiário econômico, que tem sido bem mais otimista. Tivemos a Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) registrando rendimentos positivos por dez dias seguidos e, paralelo a isso, a moeda americana recuou ao patamar médio de R$ 3,25. “Isso mostra um certo otimismo, pois o próprio FMI prevê uma melhora no crescimento do nosso país que, embora pequeno em 0,25%, já é melhor que o anúncio anterior. Nota ainda, que os investidores estrangeiros já estão mais confiantes, embora aguardem com expectativa a reforma política, aguardada também por nós brasileiros”, finaliza Valério Pompermayer.

Fonte: Sindilojas BG

error: Conteúdo Protegido