O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (SIMMME) comemora nesta sexta, 1º de setembro, 41 anos de fundação. Foi nesta data, em 1976, que a Associação das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico, existente deste 1974, recebeu a Carta Sindical que lhe conferiu poderes para atuar como Sindicato.
Quem iniciou todo o processo foi o industrial Emyr Farina que, sentindo a necessidade das indústrias em negociar acordos e dissídios coletivos com os trabalhadores, uma vez que esta base territorial pertencia a Porto Alegre, deu andamento aos trâmites legais com o Ministério do Trabalho e conquistou um Sindicato para atender na Região. Emyr Farina presidiu o Sindicato desde a sua fundação até o ano de 1989, quando passou o comando para o empresário Ayrton Luiz Giovannini.
Atualmente, segundo dados coletados pela pesquisa realizada anualmente pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) e apresentados na revista Panorama Socioeconômico, o setor metal-mecânico ocupa o segundo lugar na economia do município.
O setor metalúrgico tem uma tradição de mais de cem anos em Bento Gonçalves. A primeira empresa foi a Farina S/A, fundada em 1886 como oficina de consertos e após como fundição, sendo atualmente um importante fornecedor de peças para a indústria automobilística. Hoje são cerca de 330 as indústrias representadas pelo SIMMME, que geram cerca de 3.800 empregos diretos e 20 mil indiretos. O faturamento anual do setor gira em torno de R$ 500 milhões.
Entre os principais produtos fabricados estão, além de peças para a indústria automobilística, redutores, metais sanitários, peças fundidas, luminárias, condutores elétricos, acessórios para móveis e para indústria coureiro-calçadista, móveis de aço e tubulares, máquinas para móveis, para bebidas e para embalagens, serras, brocas, porta pallets, mezaninos, racks, moldes para fundição e injeção plástica, fogões industriais e domésticos, churrasqueiras rotativas, aramados, funilarias, esquadrias, refrigeração industrial, entre outros.
As exportações do setor, para países de todos os continentes, atingem em média US$ 11 milhões por ano.
Os presidentes
Emyr Farina – Gestão 1976/1989
Ayrton Luiz Giovanni – Gestão 1989/1995
Dárwin João Geremia – Gestão 1995/1998
Ivanir Foresti – Gestão 1998/2001
Carlos Bertuol – Gestão 2001/2004
Vanius de Bacco – Gestão 2004/2007
Juarez José Piva – Gestão 2007/2019
Atual diretoria
Presidente: Juarez José Piva
Vice-Presidentes: Fabiana Geremia Bucco e Márcio Chiaramonte
Secretários: Ivacir Foresti e André Dreher Giovannini
Tesoureiros: Clóvis Francisco Ferri e Ressoli dos Santos Pedroso
Diretores: Lorenço Gregio, Ivanor Fabris, Marcia Zanatta, Vander Geremia, Juliano Massocco e Ferdinando Geremia.
Conselheiros Fiscais: Aldino Pozza, Antônio Bertolini, Odacir Bortolini, Higino Biratello, Lívio Martinho Rizzi e Valeri Antonio Pertile
Delegados representantes junto à Federação: Juarez José Piva, Ayrton Luiz Giovannini, Carlos Bertuol e Gládis Carmem Milani Stringhini
Fonte: Simmme
Foto: Evandro Soares
Entenda proposta de acordo do INSS para devolução de descontos ilegais
Jovens da Região Pastoral de Garibaldi preparam peregrinação no Jubileu da Esperança 2025
Vencedora do concurso cultural do Tacchimed retira Iphone 16