Simpósio de Desenvolvimento Infantil ocorre nesta quarta-feira, 30 de julho, na Fundação Casa das Artes, em Bento

A Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves, por meio do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva e do Setor de Saúde da Criança e Adolescente, realiza no dia 30 de julho, a partir das 13h, o Simpósio de Desenvolvimento Infantil, na Fundação Casa das Artes. O evento gratuito tem como público-alvo os profissionais da saúde e da educação da rede pública de serviços, assim como, é aberto para a comunidade.

Na ocasião, serão debatidos dois temas. O primeiro é “Estimulação para atingir os marcos do desenvolvimento motor: o que fazer?”, com a fisioterapeuta da Prevenire Tacchimed, Karen Trevisan, que vai aprofundar o contexto da estimulação precoce para alcançar os marcos motores. “Vou falar sobre os marcos motores de 0 a 5 anos com elucidação de estímulos para cada fase com cunho prático, desenvolvimento motor típico e atípico, os fatores preponderantes dos primeiros 1000 dias, neuroplasticidade, inclusão e dispositivos auxiliares”, ressalta Karen.

A segunda é sobre “Medicalização infantil: implicações no processo de cuidar”, com a psicóloga Clarívia Possamai, que irá abordar sobre o uso de medicamentos na infância e suas implicações. “A medicalização infantil acontece quando questões como comportamento, aprendizagem ou emoções são tratadas principalmente com medicamentos. Isso impacta diretamente o processo do cuidar, porque reduz a infância a um diagnóstico, silenciando expressões e vivências importantes” comenta Michele, Coordenadora do NUMESC.

De acordo com a supervisora do Programa Saúde na Escola, Kátya Vieira de Carvalho, o Simpósio trata de temas fundamentais relacionados ao desenvolvimento infantil desde o nascimento, convidando o público a refletir sobre comportamentos comuns da infância que, muitas vezes, são interpretados como transtornos do desenvolvimento. A proposta é provocar um olhar mais atento e crítico sobre a tendência à medicalização precoce, questionando o uso imediato e como única resposta a esses desafios.

“Muitas crianças são classificadas antecipadamente devido aos seus comportamentos ou desempenhos. O Simpósio propõe uma reflexão para desmistificar essas questões e ampliar o olhar sobre o desenvolvimento infantil. Antes de se considerar a medicalização, é importante investigar possíveis causas fisiológicas, como: alterações na visão ou na audição que, também, interferem no desenvolvimento motor”, destaca Kátya.

Serviço
O que: Simpósio de Desenvolvimento Infantil
Quando: 30 de julho
Horário: a partir das 13h
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Entrada gratuita

error: Conteúdo Protegido