Evento promove três palestras pelo incentivo ao aleitamento materno e desenvolvimento natural das crianças
Nesta quinta-feira (21), a partir das 13h, na Fundação Casa das Artes, ocorre o Simpósio Amamenta Bento, organizado pela Secretaria de Saúde por meio do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC), Saúde da Criança e Adolescente e Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GRAM). O evento tem como público-alvo profissionais da saúde e conta com três palestras sobre cuidados e atenção a esse período da vida entre mamãe/bebê, fortalecendo o vínculo com orientações didáticas e estratégicas para a plena amamentação.
A fonoaudióloga Izana Canova vai abordar “Mitos e Verdades da Amamentação”, de como o manejo precisa ser efetuado (com orientações sobre sucção, pega, entre outros), e sobre a importância da rede de apoio nessa fase para atender os cuidados para incentivar o processo de alimentação com o leite materno.
A fisioterapeuta osteopata, Jéssica Maier, vai explanar sobre “Torcicolo congênito: um olhar integral para o desenvolvimento do bebê”, onde vai explica o que é o torcicolo congênito, suas possíveis causas, como identificar os sinais e as consequências no desenvolvimento do bebê quando não tratado precocemente, além das principais abordagens fisioterapêuticas e osteopáticas para o tratamento e prevenção de atrasos motores e posturas compensatórias.
“O torcicolo congênito quando identificado e tratado precocemente tem ótimos resultados e que a fisioterapia e a osteopatia são excelentes aliados no tratamento, oferecendo um cuidado integral aos bebês e as famílias, que vai muito além de apenas tratar um músculo, busca trazer conforto e liberdade de movimentos facilitando a amamentação, prevenindo assimetrias e promovendo o desenvolvimento global do bebê”, destaca Jéssica.
A psicóloga Raquel Pressotto traz a fala “O Poder das Palavras no Puerpério: pontes que acolhem ou muros que afastam?”. Como diz o título, nesta fase a construção semântica é um fator preponderante para o sucesso da amamentação.
“Quando escolhemos uma comunicação empática, validamos sentimentos, respeitamos decisões e fortalecemos a autonomia da mãe, ajudando-a a reconhecer seus próprios recursos internos. Isso não só reduz a ansiedade e o estresse, mas também favorece o vínculo mãe-bebê e a saúde emocional de ambos. Já as palavras críticas e julgadoras fragilizam, aumentam a insegurança e criam barreiras. Por isso, ao falar com uma mãe nesse momento tão sensível, é essencial lembrar que o que dizemos tem poder; poder de apoiar, de encorajar e de transformar a experiência materna”, expressa Raquel.
Érica Fiorin, coordenadora da Saúde da Criança e Adolescentes, ressalta a importância do incentivo do aleitamento materno de acordo com o contexto da mãe.
“Este ano, o enfoque será nas áreas capazes de apoiar o manejo de intercorrências que possam surgir. É essencial acolher a mãe e ouvir suas dificuldades neste período, a fim de evitar que evoluam para situações de desproteção. Buscamos o sucesso da amamentação, prevenindo a interrupção sem o manejo adequado. O incentivo e promoção ao aleitamento materno inicia ainda na gestação, durante o pré-natal. O profissional irá respeitar o desejo da mãe, apresentando, de forma clara, os benefícios do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê”.
Programação
13h30 – Apresentação artística com a SCFV Toquinha da amizade
14h – Abertura oficial
14h20 – Palestra “O Poder das Palavras no Puerpério: Pontes que Acolhem ou Muros que Afastam”, com a psicóloga Raquel Pressotto
15h30 – Palestra “T Torcicolo congênito: um olhar integral para o desenvolvimento do bebê”, com a fisioterapeuta osteopata Jéssica Maier
16h15 – Palestra “Mitos e Verdades da Amamentação”, com fonoaudióloga Izana Canova
17h – Encerramento
Link para as inscrições gratuitas que estão abertas para os profissionais da rede pública/privada de saúde e demais interessados: http://cursos.bentogoncalves.rs.gov.br/inscrever/3860
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
Paróquia São Pedro de Garibaldi será sede da 12ª Jornada Vocacional dos Capuchinhos do RS em 2026
Seminarista Sergio Viegas irá receber o ministério de acólito em celebração na Igreja Matriz Cristo Rei, em Bento
Câmara Bento aprova por unanimidade projetos e emendas na sessão ordinária