57 mil documentos eletrônicos já foram produzidos com o sistema
Em maio de 2022 a Prefeitura de Bento Gonçalves iniciou a utilização do Sistema de gerenciamento de documentos e processos administrativos (SIGA-DOC). O sistema permite a autuação e o processamento digitais de expedientes administrativos, reduzindo a utilização de papel.
Conforme a Coordenadoria de Tecnologia de Comunicação e Informação (CTEC), o Município já produziu 57 mil documentos eletrônicos entre processos e documentos avulsos, como ofícios, despachos, atas e certidões. Isso significa que 100 mil páginas deixaram de ser impressas e tramitadas fisicamente. Os dados podem ser conferidos através de um painel estatístico, lançado ainda em julho pelo CTEC.
O diretor da CTEC, Moises Garbin, destaca que “tudo que conseguimos transformar para o digital tende a ser benéfico, pois deixamos de ter documentos impressos, fazendo com que se ganhe em tempo quando precisamos enviar um ofício, por exemplo. Quanto mais a Prefeitura puder se adaptar e buscar melhorias para contribuir com o meio ambiente e economizar custos, melhor ainda”.
O secretário de Administração Matheus Barbosa comentou que “a modernização administrativa é crucial para o desenvolvimento municipal, otimizando processos e promovendo eficiência. O Siga-Doc, uma ferramenta gratuita de tramitação eletrônica, oferece agilidade na gestão de documentos, reduzindo burocracias e custos. Essa modernização não apenas impulsiona a eficácia operacional, mas também fortalece a transparência e a participação cidadã, contribuindo positivamente para o avanço socioeconômico do município.”
O painel pode ser acompanhado em https://bentogoncalves.atende.net/cidadao/pagina/painel-estatistico-sigadoc.
O SIGA-DOC foi conquistado via termo de cooperação com o Tribunal Regional Federal da 2ª Região – Rio de Janeiro, sendo totalmente sem custo e mantido pela equipe de Analistas de Sistemas e Programas da CTEC do Município.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Rick Gaiteiro se apresenta na 1ª Corrida do 3º BPAT
Coro da Fundação Casa das Artes participa do VII Encontro de Coros em Nova Roma do Sul
Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA