Sicredi Serrana recebe visita de Cooperativas Escolares da Argentina

Na última terça-feira, 26 de setembro, a Sicredi Serrana recebeu a visita de uma comitiva formada por 44 alunos, professores orientadores e representantes de entidades cooperativas da região de Sunchales, na Argentina. A visita faz parte de um trabalho de intercooperação e troca de experiências, realizado pelas Cooperativas Escolares argentinas e brasileiras. Essa foi a primeira vez que a Sicredi Serrana esteve no roteiro de visita dos vizinhos argentinos.

Sunchales é uma cidade da província de Santa Fé, na região central da Argentina, com uma população de 25 mil habitantes. Localizada a cerca de 500km da capital Buenos Aires, a cidade é conhecida como a Capital Nacional do Cooperativismo na Argentina. Todas as instituições de ensino da cidade possuem Cooperativas Escolares.

A primeira parada da comitiva argentina na visita a região da Sicredi Serrana foi junto aos alunos da Cooper Gomes, Cooperativa Escolar fundada há um ano, na Escola Carlos Gomes de Barão. Os alunos brasileiros realizaram uma apresentação das características do município, da escola e também da Cooperativa, atualmente tem como como objeto de aprendizagem mudas de alface. Em seguida, os alunos argentinos apresentaram as suas Cooperativas e também os seus objetos de aprendizagem, que variaram desde sabonete, copos, uniformes escolares e até caleidoscópios.

No final da manhã a comitiva chegou a Sede da Sicredi Serrana, em Carlos Barbosa, onde o foi recepcionada pelo Presidente Marcos André Balbinot, que explanou sobre a Cooperativa de Crédito, região de atuação e diversos movimentos realizados: “Foram as suas cooperativas de Sunchales que inspiraram o movimento das Cooperativas Escolares na Sicredi Serrana, em 2012, num evento realizado em Nova Petrópolis. Hoje, ver a integração de Sunchales com as nossas Cooperativas Escolares, significa que a nossa caminhada está sendo empreendida com êxito”, comentou.

Além dos visitantes do país vizinho, representantes das seis cooperativas escolares da região de atuação da Sicredi Serrana participaram deste momento, apresentando o trabalho desenvolvido em suas cooperativas. São elas: : Cooper CEU – da EMEF Salvador Bordini de Carlos Barbosa, Cooper Entre Amigos da EMEF Duque de Caxias de Boa Vista do Sul, Cooper 12, da EMEF 12 de Maio de Bom Princípio, Cooper Sankt Wendel, da EMEF Vinte e Nove de Abril, de São Vendelino, José Cooper, da EMEF São José, de Bom Princípio e Cooper Gomes da EMEF Carlos Gomes, de Barão.

Após a visita na sede da Sicredi Serrana, a comitiva foi conhecer o Centro Educativo Crescer, local onde está sendo implantada a sétima Cooperativa Escolar da região de atuação da Sicredi Serrana, com a fundação marcada para o dia 20 de outubro. Encerrando a programação, os alunos argentinos visitaram o Cooperativa Vinícola Garibaldi, no município de Garibaldi, onde conheceram um pouco da história da vinícola e também puderam degustar os seus produtos.

No final do dia, a Comitiva Argentina partiu para a cidade de Teutônia – RS, onde fará visita a Coopeativa Sicredi Ouro Brando, seguindo ainda para Candelária – RS, onde visitará a Sicredi Centro Serra RS. O retorno para a Argentina acontece na sexta, dia 29, depois de cinco dias de aprendizado.

Sobre as Cooperativas Escolares

Desde 2012, a Sicredi Serrana apoia o projeto de Cooperativas Escolares, com o intuito de estimular os jovens a realizarem todo o processo de planejamento, fundação, definição de objeto de aprendizagem (o produto que será feito pela Cooperativa) e comercialização. Os aprendizados dentro da Cooperativa escolar formam cidadão solidários, baseado nos princípios do cooperativismo. Na área de atuação da Sicredi Serrana atualmente seis cooperativas estão em atividade, nas cidades de Bom Princípio, Carlos Barbosa, São Vendelino, Boa Vista do Sul e Barão. Atualmente, mas de 150 jovens participam das Cooperativas Escolares na Região.

Fonte: Sicredi Serrana

error: Conteúdo Protegido