Na maior ação da cooperativa na feira, produtores de vinho terão a oportunidade de estar frente a frente com compradores de diversos países, fomentando novos negócios, ajudando a desenvolver o setor e promovendo o vinho brasileiro
O enoturismo tem sido uma grande alavanca do desenvolvimento cultural e sócio-econômico da Serra Gaúcha porque movimenta diversos setores, fortalecendo a região com experiências enoturísticas que atraem milhares de visitantes todos os anos. Parceira do setor vitivinícola em diversas frentes, a Sicredi Serrana tem atuado lado a lado dos empreendimentos e rotas turísticas para fortalecer ainda mais uma vocação que se tornou o sustento de milhares de famílias e que vem desenvolvendo as comunidades, através da cooperação. Este ano, intensificando o apoio, a Sicredi Serrana está ajudando 76 vinícolas gaúchas e cinco associações de produtores, além de empresas no espaço do Sebrae, viabilizando a participação na Wine South America, que acontece de 6 a 8 de maio, em Bento Gonçalves. Quatorze destas empresas estão estreando na feira.
Mais do que movimentar a economia, o turismo cria oportunidades. Ele fortalece os empreendimentos presentes na cadeia, gera empregos e ajuda a manter famílias em suas comunidades de origem, além de promover o destino e o crescimento sustentável”, destaca Odair Dalagasperina, Diretor de Negócios da Sicredi Serrana, que desde 2018 já injetou mais de R$ 21 milhões em crédito na região da Serra Gaúcha.
O enoturismo, que une a cultura do vinho à gastronomia e à experiência, é um dos pilares estratégicos de atuação da Sicredi Serrana. Por meio de parcerias estruturais, programas de fidelidade, apoio à organização de roteiros, capacitações, sinalização turística e soluções financeiras, a cooperativa vem transformando a relação entre o turismo e o desenvolvimento local. “O turismo do vinho é o grande responsável por promover a nossa região, nossa gente, nossos atrativos. Cooperar com a comunidade, promovendo o desenvolvimento dos associados e da sociedade, através de um relacionamento próximo e de soluções financeiras personalizadas, é nosso grande propósito. Nestes 7 anos, cada vez mais perto de nossos associados, descobrimos lindas histórias e ajudamos a criar novos capítulos para que as futuras gerações deem continuidade a este legado”, destaca.
Ao participar da Wine South America os empreendimentos terão a oportunidade de abrir novos canais de venda, fortalecer parcerias já existentes e promover seus vinhos e espumantes, além de seus atrativos turísticos. Isso porque a feira, uma das mais importantes do setor da América Latina, reúne compradores nacionais e internacionais, importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas, sommeliers e jornalistas especializados. Integrando roteiros enoturísticos, estas vinícolas fazem parte de diversas associações de produtores – Aprovale, Asprovinho, Altos Montes, Afavin e Aprobelo, contemplando oito municípios da Serra Gaúcha. A maioria delas é de pequeno porte e 14 estão vivendo esta experiência pela primeira vez com a expectativa de fazer novos contatos que gerem novos negócios.
A ação na Wine South America destaca não só a força da vitivinicultura regional, mas também a visão cooperativa da Sicredi Serrana, que mantém um compromisso global que beneficia mais de 20 rotas, além de entidades parceiras como o SEGH (Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho), Consevitis-RS (Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul), ABE (Associação Brasileira de Enologia) e ABS-RS (Associação Brasileira de Sommeliers). A Sicredi Serrana está presente em 28 municípios na Serra Gaúcha e Vale do Caí e na região metropolitana do Espírito Santo. São mais de 200 mil associados e 847 funcionários.
SICREDI SERRANA NA WINE SOUTH AMERICA
Associações e vinícolas beneficiadas
Aprovale – 08 (Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul)
Asprovinho – 05 (Pinto Bandeira)
Altos Montes – 16 (Flores da Cunha e Nova Pádua)
Afavin – 07 (Farroupilha)
Aprobelo – 06 (Monte Belo do Sul)
Outros espaços
Área compartilhada om a Wine South America – 09 vinícolas
Espaço Vinhos Gaúchos do Sebrae – 25 vinícolas
Fonte: Conceitocom Brasil
Foto: Divulgação Sicredi Serrana
Com Igreja Matriz de Faria Lemos lotada, Missa celebra 1º ano de falecimento das vítimas das enchentes em Bento
Previsão indica chuva no Estado para os próximos dias
Colheita do arroz no RS atinge 91,51% da área total cultivada