Os vereadores e as vereadoras de Bento Gonçalves aprovaram, na sessão ordinária de 9 de junho, o projeto de resolução 10/2025, que concede Portaria de Louvor e Agradecimento ao Sicredi Serrana de Bento Gonçalves pelos seus 25 anos de atuação.
O projeto é de autoria da Mesa Diretora e teve apoio dos demais parlamentares.
O presidente da Casa, Anderson Zanella (Progressistas), ao defender a homenagem, destacou a importância do Sicredi para a cidade, não apenas como uma instituição financeira séria e com compromisso, mas nas suas ações humanitárias, principalmente nas enchentes de 2023 e 2024.
“Não estamos falando simplesmente de uma instituição financeira. Nós estamos falando de uma cooperativa que quando necessária, quando chamada pela sociedade, quando chamada nas dificuldades, clamando por ajuda, ela está junto, ela ajuda de fato, com valores imponentes”, disse. O presidente ainda relembrou que o projeto, mesmo que de autoria da Mesa Diretora, é subscrito por todos os demais vereadores – menos Volnei Christofoli, que estava de licença médica, mas demonstrou apoio ao projeto de resolução.
José Antônio Gava (PSDB) citou a participação da entidade no apoio às festas de comunidades do interior, além da ajuda que o Sicredi deu à reconstrução da ponte histórica de Nova Roma do Sul. Volnei Christofoli (Progressistas) afirmou que é uma honra aprovar uma homenagem à instituição, pontuando a força da parceria entre Sicredi e agricultores da região.
Edson Rogério Biasi (Progressistas) lembrou o apoio da Cooperativa ao Festival do Suco de Uva desde 2019. Duda Pompermayer (Progressistas) destacou a participação do Sicredi “incentivando, financiando projetos culturais, projetos sociais, projetos pedagógicos, às vezes até pequenas reformas nas escolas conseguem ser feitas com esses editais, essas parcerias que o Sicredi faz. É uma instituição que agrega muito à comunidade de Bento Gonçalves e merece essa homenagem.” Joel Bolsonaro (PL) disse que a honraria é justa, salientando o atendimento diferenciado, além da importância dos homens e mulheres do campo que ajudaram a criar a instituição.
Histórico
Há quase quatro décadas, pela visão e empreendedorismo de 25 produtores rurais, nasceu a Sicredi Serrana. A Cooperativa foi fundada na cidade de Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha, com o propósito de ser a instituição financeira cooperativa da comunidade. Segundo a instituição, seus associados são a sua razão de existir e, por isso, busca estar sempre atuante na sociedade, contribuindo com a região.
Neste ano, a Sicredi Serrana celebra seus 25 anos de atuação em Bento Gonçalves. Em 1999, inaugurou sua primeira agência. A sexta agência na cidade, inaugurada em abril, soma-se às agências dos bairros São Roque, Cidade Alta, Centro e Licorsul, além da Agência Agro, no bairro Cidade Alta. Ao mesmo tempo que evoluiu os seus canais digitais para facilitar a rotina dos associados, ao inaugurar mais uma agência física, atendeu ao chamado da comunidade do bairro Botafogo e arredores.
Atualmente, conta com mais de 30 mil associados no município, 110 colaboradores e administra R$ 2,45 bilhões em recursos. Através do seu modelo de gestão por propósito, a Sicredi Serrana oferece um portfólio de cerca de 300 produtos e serviços financeiros.
Projeto de resolução na íntegra: https://sapl.camarabento.rs.gov.br/materia/32312
Fonte e foto: Imprensa – Câmara de Vereadores
Bento+20 entrega propostas para o plano plurianual
IDOSO MORRE EM ACIDENTE NA ERS-324, EM NOVA ARAÇÁ
Prefeitura de Bento apresenta novos leitos de internação e bloco cirúrgico do Complexo Hospitalar