O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, fará nesta quinta-feira, dia 25 de maio, às 15h30, o lançamento do Relatório de Sustentabilidade, quando a instituição financeira cooperativa apresenta à sociedade, de forma transparente, clara e objetiva, os resultados alcançados, com base na metodologia da Global Reporting Iniciative (GRI). Este instrumento de comunicação permite às empresas apresentarem seu desempenho e impactos de sustentabilidade, abordando parâmetros ambientais, sociais e de governança, alinhada com os interesses e expectativas dos públicos estratégicos.
O evento, com transmissão on-line para dirigentes funcionários e convidados, terá a duração de duas horas, com apresentações do presidente, dos diretores, palestra sobre Sustentabilidade, apresentação do Relatório e integração com o público para perguntas e comentários. O objetivo de elaborar o Relatório GRI é identificar, avaliar e gerir indicadores de sustentabilidade das empresas e instituições públicas e privadas, com foco no desenvolvimento sustentável e na construção de um mundo e de uma economia mais estáveis e seguros para todos.
Para o presidente Rui Schneider da Silva, “em meio a um cenário de muitas incertezas, tanto no País quanto no mundo, o cooperativismo soube crescer e distribuir recursos, sendo uma âncora importante em meio à tempestade. Nossos ativos cresceram, e também as sobras, resultado da confiança de mais de 1,3 milhão de cooperados que buscam no cooperativismo financeiro a solução para a resolução de problemas ou para a realização de projetos e o alcance de metas”.
O Sicoob SC/RS tem desenvolvido várias ações ambientais, sociais e de governança, para promover o desenvolvimento sustentável nas empresas, adotando as políticas ESG (Environmental, Social and Governance). Um grande passo em contribuição a isso, é o Plano de Sustentabilidade do Sicoob que prevê ações até 2030, e entre elas a atualização dos conceitos e metodologias do Sistema, instituindo a Política Institucional de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática do Sicoob, buscando adequar suas estruturas para o atendimento às novas diretrizes.
O Sicoob tem investido muito para proporcionar aos atuais e novos cooperados um ambiente diferenciado de atendimento, que concilie a maior rede de agências físicas em todo o País – e também em Santa Catarina – ao mesmo tempo em que faz grandes investimentos em tecnologia e inovação, para proporcionar mais facilidade e segurança aos usuários, sobretudo aos mais jovens, acostumados às novas tecnologias. O Sicoob tem conquistado vários prêmios de tecnologia financeira, mostrando-se à altura dos novos desafios do mercado. Ao mesmo tempo, tem feito esforços para ampliar, cada vez mais, a sua presença nos veículos de comunicação, com o objetivo de mostrar as vantagens desse modelo de negócios e os produtos e serviços que, no caso do cooperativismo de crédito, são os mesmos do portfólio dos bancos privados e públicos, com vantagens que só o cooperativismo de crédito tem.
Segundo Rui Schneider da Silva, “o mundo acelera mudanças e o Sicoob tem acompanhado essa transformação com investimentos em tecnologia e inovação. Ao longo dos últimos três anos, o Sicoob investiu em todo o País cerca de R$ 1 bilhão, tornando o Sistema mais seguro, ágil e mais conectado às novas gerações, ao mesmo tempo em que se expande com agências físicas para não perder a capacidade de estar próximo aos seus associados, de maneira presencial”.
Para o dirigente do Sicoob Central SC/RS, “a essência do nosso negócio é a cooperação, procurando viabilizar a inclusão, construir relações pessoais de confiança e solidariedade, promover a coesão associativa e transcender o futuro dos cooperados e das comunidades, para garantir às próximas gerações um futuro com mais sustentabilidade econômica, social e ambiental”.
Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa.
Supermercadistas reconhecem os destaques do ano com o Carrinho Agas 2024
IBGE lança processo seletivo simplificado complementar com vagas em Bento Gonçalves, RS
EGR alerta para intervenções em rodovias da Serra e Hortênsias nesta semana