A atividade faz parte da programação paralela do Bento Jazz e Wine Festival, e conta com o apoio das Secretarias de Cultura e de Educação. A apresentação será uma mistura de palestra e show, contando com as participações do rapper Chiquinho Divilas, do Dj Hood e o acordeonista Rafael De Bom, membros do Grupo Rapajador. O evento está programada para ocorrer às 8h15, com entrada franca.
A ação é resultado de uma mistura entre rap e a pajada (payador em castelhano, quer dizer repentista ou poeta do improviso). O RAPajador nasce para representar a tradição do sul por meio de sua essência musical e da rima. O estilo musical vem da união entre duas manifestações artísticas presentes na cultura brasileira, mas com sotaques diferenciados, vez que, tanto o rap, quanto a Pajada (Payada), tem como principal fundamento o verso-tanto escrito, quanto improvisado.
Surgimento do projeto
O projeto surge em 2018 com a parceria do rapper Chiquinho Divilas, do acordeonista Rafa De Boni e do DJ Hood. Nomes como Jayme Caetano Braun (RS) e Mano Brown (SP) inspiram letras e arranjos que contarão com a participação do DJ Hood, mixando temas e batidas típicas da região Sul com a batida do rap.
A linguagem que se busca com o Rapajador é atrair o público para a cultura regional rio-grandense com a influência do rap, tendo como elo o acordeon – instrumento típico do RS. O grupo RAPAJADOR pode ser escutado no Spotfy e YouTube. Nesta apresentação em Bento Gonçalves, o grupo vai misturar palestra e show, reunindo duas escolas da rede municipal de ensino de Bento Gonçalves, a MEF Ulysses Leonel de Gasperi e a EMEF Professora Maria Borges Frota.
O Bento Jazz & Wine Festival 2022 está marcado para acontecer no mês de novembro, na Fundação Casa das Artes e na Rua Coberta, além de ter outras ações pela cidade ao longo ano.
A realização é de Experimentais CriaCultura e MS Produções, com co-realização da Prefeitura de Bento Gonçalves por meio da Secretaria de Cultura e Natal Bento. O show tem patrocínio master da Água da Pedra e Fundação Marcopolo, e patrocínio de Andreazza, Baldo, Corsan, LNF, MovelBento, Concresul e Hotel Vinocap.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Dom José Gislon – Viver a Semana Santa como “Peregrinos de Esperança”
Doações para a coleta da CF impulsionam trabalho de recuperação de dependentes químicos, na Patna em Caxias do Sul
Hospedagem Solidária recebeu R$ 10 mil da CF: recursos apoiam o cuidado com pessoas em situação de rua em Caxias