Total de até 3% do IR pode ser destinado para instituição, sem qualquer custo para o contribuinte
Ajudar a garantir o bem-estar dos moradores do Lar do Ancião de Bento Gonçalves é mais simples do que se imagina. Sem sair de casa e sem qualquer custo a mais nas suas contas, o cidadão pode destinar até 3% do seu Imposto de Renda devido para esta causa. O município tem mais de 9,6 mil contribuintes que utilizam o modelo completo da declaração. Isso representaria um potencial de R$ 4,8 milhões em doações aos fundos municipais. No entanto, no último ano foram doados somente R$ 234,2 mil às causas sociais da cidade.
“É uma questão de costume e cultura. A doação a partir do Imposto de Renda está na lei, mas poucas pessoas têm conhecimento e, por isso, desconfiam. Não há custo algum e a pessoa não perde nenhum dinheiro. Ao invés de destinar o valor devido do imposto ao governo federal, ela o indica para uma causa local, e tem como acompanhar diretamente a destinação desse recurso. Este valor tem o poder de fazer a diferença nas vidas aqui no município”, diz Vicente Tomasi, diretor e voluntário integrante da diretoria da casa.
Aos 43 anos, Tomasi foi “fisgado” pela causa do Lar do Ancião há três anos. Foi quando iniciou a sua relação como voluntário da instituição. Primeiro, como um prestador de serviços, por meio da empresa na qual é diretor, no ajuste das contas da casa, fundamental para garantir a recuperação financeira e de confiabilidade do Lar do Ancião, e depois, com o envolvimento pleno na rotina dos mais de 40 idosos que hoje vivem na instituição.
“Fazer o bem vicia. Você vê a satisfação no rosto de quem recebe, e isso retorna para você. Comecei a me envolver diretamente com o Lar ainda durante a pandemia, então, não havia como ter contato direto com os moradores. Há pouco tempo a rotina normal conseguiu ser retomada, e eu me emociono ao falar sobre isso, porque parece tão simples, mas ao mesmo tempo faz a diferença. Muitas vezes, eles precisam somente de um abraço, de afeto”, comenta.
Como diretor, Tomasi tem ainda a missão de mobilizar a comunidade em busca de recursos para o Lar. Por isso, o esforço nos últimos anos foi de regularizar toda a situação da instituição. Hoje, o Lar do Ancião é uma das instituições que estão 100% aptas a receber recursos a partir do Fundo Municipal do Idoso de Bento Gonçalves.
É para este fundo, gerenciado pelo Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, que a doação a partir do Imposto de Renda do contribuinte é destinada. É possível destinar até 3% do imposto devido para este fundo _ até outros 3% podem ser destinados ao Fundo da Criança e do Adolescente. Basta acessar o site da Receita Federal e seguir as instruções. E se você tem uma empresa, também é possível contribuir com o Lar do Ancião por meio do Imposto de Renda. Neste caso, a destinação limita-se a 1% do Imposto de Renda devido em cada período de apuração. Podem usufruir deste modo de doação as pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real.
Criado em 1990, o Lar do Ancião de Bento Gonçalves tem, hoje, quadro funcional de 36 pessoas, entre cozinheiros, nutricionista, enfermeiras, técnicos em enfermagem, cuidadores, limpeza e administração. Além dos voluntários. O acompanhamento aos idosos acontece nas 24 horas do dia. Para saber como ajudar, basta visitar o Lar do Ancião na Alameda Anna Tedesco Variani, nº 100, Bairro Pradel, Bento Gonçalves, ou entrar em contato pelos fones 3451-3444; 3453-8233 e 98418-9647. Outras informações podem ser obtidas no site www.lardoanciaobg.com.br.
Saiba como destinar o IR para o Lar do Ancião:
– Podem destinar parte do Imposto de Renda devido para apoiar o Lar do Ancião os contribuintes (pessoa física) que fazem a declaração pelo modelo completo e, no caso de empresas (pessoa jurídica), as que são tributadas sobre o lucro real.
– Se você deseja destinar parte do Imposto de Renda devido para o Lar do Ancião, acesse o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e no menu “Meu Imposto de Renda” e baixar o programa para declarar.
– No momento do preenchimento, acesse o “Doações Diretamente na Declaração” e clicar no botão “Novo” para definir o fundo para onde será destinado o recurso. No caso do Lar do Ancião, deve ser o Fundo Municipal do Idoso. O programa definirá o valor a partir do percentual indicado.
– Emita a DARF e faça o pagamento até a data limite. No caso de pessoa jurídica, o incentivo é aproveitado conforme a opção de tributação da empresa (trimestral ou anual, com pagamentos mensais por estimativa)
– Em Bento Gonçalves, o Lar do Ancião é uma das entidades aptas a receber os recursos do Fundo Municipal do Idoso.
Crédito: Fabiano Mazzotti
Fonte: Exata Comunicação
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves