O setor supermercadista registrou uma queda real de vendas de 1,91% em 2015, a maior em uma década. O número é resultado de uma pesquisa realizada pela Associação Gaúcha de Supermercados, o Ranking Agas, e divulgada na manhã desta terça-feira, dia 5, em Porto Alegre. A diminuição do poder de compra dos consumidores, o crescimento do desemprego, maior endividamento dos gaúchos e aumento nos preços são fatores elencados como responsáveis por essa retração.
Queda nas comercializações que segundo o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, não é assustadora. “É um setor acostumado, em épocas de euforia, não tem expectativas de grande crescimento. Assim como em crise, sabe que existe uma acomodação, uma retração, nesse momento, esperado”, afirma, ao ressaltar que já estava sendo percebida uma mudança de comportamento do consumidor.
No total, o setor supermercadista arrecadou R$ 26,2 bilhões no ano passado. As empresas médias foram as que mais registraram crescimento no ramo. O que o estudo apontou também foi a retomada do pagamento à vista. Em função dos endividamentos, gaúchos evitaram as compras com cartão de crédito. A pesquisa foi realizada com as 255 maiores empresas do setor supermercadista do Estado.
Francine Boijink- Central de Jornalismo da Difusora
Foto: Francine Boijink
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves