Lideranças de diferentes grupos e movimentos de jovens da Diocese de Caxias do Sul participaram neste sábado, 24 de junho, de um momento de formação promovido pelo Setor Juventude. O encontro ocorreu no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias.
O objetivo principal da formação foi abordar, com as atuais lideranças, a importância de preparar outros jovens para a sucessão na condução dos grupos. Para isso, o encontro iniciou com uma escuta ativa e partilha das realidades dos diversos grupos e movimentos que estavam representados.
Em seguida, a psicóloga Cristiane Rachele trabalhou os perfis de lideranças, destacando as características e condutas que um bom líder deve ter. À tarde, a partilha ficou por conta do professor de Ensino Religioso, Tiago Klein, que trouxe para a reflexão dos participantes as realidades juvenis que hoje se apresentam na sociedade e como elas podem ser trabalhadas nos grupos.
Conforme o assessor do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon, as formações estão entre as missões do grupo: “As formações fazem parte do calendário do Setor Juventude e buscam auxiliar as pessoas que estão à frente de grupos e movimentos de jovens da nossa diocese nas tomadas de decisão, condução desses grupos bem como o planejamento de continuidade deles por meio da sucessão de lideranças. Nas conversas que temos, essa foi uma das dificuldades identificadas: encontrar pessoas que possam dar continuidade desses grupos e movimentos, então pensamos nessa formação para discutirmos juntos esse tema e buscar caminhos”.
O encontro contou ainda com a presença do coordenador Diocesano de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira. A próxima formação do Setor Juventude está agendada para o dia 25 de novembro deste ano e será voltada para jovens que estão sendo preparados para se tornarem lideranças juvenis.
Fonte e foto: Diocese de Caxias do Sul – Comunicação
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor