Como parte da equipe multidisciplinar que realiza os atendimentos no Centro Materno Infantil, o setor de Saúde Bucal atua no cuidado com crianças, até os dois primeiros anos de vida.
O Centro de Referência Materno Infantil recebe gestantes e crianças de zero a dois anos, que apresentem algum critério de risco. Além, disso, realizam o acompanhamento clínico de mulheres com alterações em exames ginecológicos de rotina.
O CRMI oferece atendimento multidisciplinar, tendo uma equipe composta por enfermeiros, médicos pediatras, obstetras, psiquiatra, cirurgião-dentista, fonoaudióloga, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social.
Os profissionais de Odontologia estão presentes, entre outras atividades, no acompanhamento de bebês prematuros.
O bebê recém nascido é considerado prematuro quando nasce antes da 37ª semana, e quanto mais cedo isso ocorrer, mais vulnerável ele é, devido à sua imaturidade orgânica como um todo.
“O aleitamento materno, nestes casos, pode ser difícil, por apresentar dificuldade em coordenar sucção-deglutição-respiração, aumentando o risco de sufocamento enquanto se alimenta, quando comparado a um bebê nascido à termo (no tempo certo). Em relação às estruturas bucais, nos prematuros é relatado aumento na incidência de defeitos no esmalte dental, atraso no nascimento dos primeiros dentes e aumento da prevalência de cárie (por introdução precoce de outros alimentos)”, ressalta a coordenadora do Setor de Saúde Bucal, Giovana De Bacco.
Com isso, todos os pais necessitam orientações sobre a saúde bucal do seu bebê prematuro, pois além de receber orientações sobre a melhor forma de aleitar, poderá receber acompanhamento durante todo o crescimento e desenvolvimento orofacial e dentário do seu filho, de maneira efetiva.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Setor Saúde Bucal
Esportivo estreia pelo Gauchão Série A2 em menos de um mês
Diocese de Caxias do Sul emite nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA BR-470, EM CARLOS BARBOSA