A Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves por meio do Setor de Saúde Bucal realiza e atua em diversas ações visando criar estratégias de prevenção, promoção de saúde e resolução de problemas relacionados aos dentes, gengivas e tecidos moles ( língua, bochechas, lábios,assoalho e “céu-da-boca”). Para isso, promove capacitações que qualificam e atualizam temas e assuntos relativos à área. Na última semana, o Setor esteve realizando ações de educação continuada e exames clínicos bucais fora das Unidades Básicas de Saúde .
No dia 08 de maio, Dia D da Saúde Bucal, a coordenadora Giovana De Bacco participou da live nacional “Mais saúde na escola”, promovida pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde e veiculada na plataforma do Ministério da Saúde. Juntamente com as dentistas Juliana Marchese, de Sapucaia do Sul, e Lucele Monson Chamorra, de São Borja, foram apresentadas atividades desenvolvidas no programa.
Em Bento Gonçalves, atende-se as escolas municipais infantis e de ensino fundamental, escolas estaduais, turmas de EJA e NEEJA. Foram distribuídas mais de onze mil kits de higiene bucal para os alunos. O momento contou com compartilhamento de trocas de experiências e de conquistas.
No dia 09 de Maio, na Fundação Casa das Artes, ocorreu palestra relacionada ao Maio Vermelho, com o Dr. Vinícius Carrard, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/EstomatoNet RS/TelessaudeRS, que abordou sobre o diagnóstico precoce de lesões orais em tecido mole benignas e malignas, para 40 profissionais de Bento Gonçalves e região. “Quanto mais cedo for o diagnóstico, melhor o prognóstico (desfecho do caso).Toda lesão dolorida ou não, que não regredir espontaneamente em 14 dias, deve ser avaliada por cirurgião-dentista”, orientou.
No dia 10 de maio, a equipe esteve na Via Del Vino, atendendo à população. Foram realizados 152 testes rápidos e 38 exames bucais para a detecção de lesões em tecidos moles. “Este momento foi importante. Diversas lesões foram identificadas e orientamos os munícipes a procurarem as Unidades de Saúde Básica de seus territórios para melhor avaliação, investigação clínica para conclusão do diagnóstico e definição da conduta clínica”, ressalta Giovana.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Comandante do Corpo de Bombeiros de Bento orienta população sobre possíveis acidentes ligados ao inverno
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento