Setor de Saúde Bucal promoveu ação de atendimento à população e capacitação para cirurgiões-dentistas em Bento

A Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves por meio do Setor de Saúde Bucal realiza e atua em diversas ações visando criar estratégias de prevenção, promoção de saúde e resolução de problemas relacionados aos dentes, gengivas e tecidos moles ( língua, bochechas, lábios,assoalho e “céu-da-boca”). Para isso, promove capacitações que qualificam e atualizam temas e assuntos relativos à área. Na última semana, o Setor esteve realizando ações de educação continuada e exames clínicos bucais fora das Unidades Básicas de Saúde .

No dia 08 de maio, Dia D da Saúde Bucal, a coordenadora Giovana De Bacco participou da live nacional “Mais saúde na escola”, promovida pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde e veiculada na plataforma do Ministério da Saúde. Juntamente com as dentistas Juliana Marchese, de Sapucaia do Sul, e Lucele Monson Chamorra, de São Borja, foram apresentadas atividades desenvolvidas no programa.

Em Bento Gonçalves, atende-se as escolas municipais infantis e de ensino fundamental, escolas estaduais, turmas de EJA e NEEJA. Foram distribuídas mais de onze mil kits de higiene bucal para os alunos. O momento contou com compartilhamento de trocas de experiências e de conquistas.

No dia 09 de Maio, na Fundação Casa das Artes, ocorreu palestra relacionada ao Maio Vermelho, com o Dr. Vinícius Carrard, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/EstomatoNet RS/TelessaudeRS, que abordou sobre o diagnóstico precoce de lesões orais em tecido mole benignas e malignas, para 40 profissionais de Bento Gonçalves e região. “Quanto mais cedo for o diagnóstico, melhor o prognóstico (desfecho do caso).Toda lesão dolorida ou não, que não regredir espontaneamente em 14 dias, deve ser avaliada por cirurgião-dentista”, orientou.

No dia 10 de maio, a equipe esteve na Via Del Vino, atendendo à população. Foram realizados 152 testes rápidos e 38 exames bucais para a detecção de lesões em tecidos moles. “Este momento foi importante. Diversas lesões foram identificadas e orientamos os munícipes a procurarem as Unidades de Saúde Básica de seus territórios para melhor avaliação, investigação clínica para conclusão do diagnóstico e definição da conduta clínica”, ressalta Giovana.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

PG

error: Conteúdo Protegido