A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Equipe de Prevenção do Setor de Saúde Bucal, realizará em todo o mês de maio a 3ª edição da campanha Maio Vermelho – Prevenção do Câncer de Boca. Todos os consultórios odontológicos da rede estarão promovendo ações, como distribuição de folders, murais educativos de conscientização e abordagens em salas de espera, com informações sobre a doença.
Conforme a dentista Juliana Schenato, as avaliações periódicas realizadas são muito importantes. “Quando o diagnóstico é feito no seu estágio inicial, o câncer bucal pode ser considerado curável”, diz. Ela explica que no início, os sintomas são feridas na boca que não cicatrizam em uma semana, feridas superficiais com menos de 2cm de diâmetro e indolores (podendo sangrar ou não), nódulos, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na parte interna da boca. “Entre 60 e 80% das lesões são reconhecidas no estágio avançado, por isso o auto-exame e as visitas periódicas ao dentista são muito importantes”, ressalta.
Além das ações nas unidades, no dia 30 e 31 de maio, das 9h às 15h, em frente à Prefeitura, será instalada a Tenda da Saúde Bucal, com a realização de avaliações bucais, orientação para uma higiene oral adequada, distribuição de folders e informativos de como realizar o auto-exame.
O câncer bucal é uma doença grave que pode levar à morte se não for diagnosticada e tratada em seu estado inicial. A estimativa desse câncer entre os homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer, para 2016, será de 11.140 novos casos. Já para mulheres a estimativa para este ano é de 4.350 novos casos. A predominância está entre os indivíduos idosos. No ano de 2013, 4.223 homens e 1.178 mulheres morreram de câncer de boca.
A presença de hábitos como o tabagismo, o alcoolismo, a alta exposição aos raios solares, próteses mal adaptadas e uma dieta não saudável aumentam a prevalência da doença.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Bento
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21