Já foram entregues mais de 4 mil escovas e pastas de dentes para os alunos, para higiene bucal no ambiente escolar
Na tarde da quinta-feira (03), as crianças da EMI Lar dos Pequeninos, localizada no bairro Municipal, estavam preparadas para ter uma atividade diferente dentro do cotidiano escolar. Elas receberam a visita da equipe de prevenção do Setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, composta pela cirurgiã-dentista Juliana Schenatto e pela auxiliar de Saúde Bucal, Michele Agnolin. Na ocasião, foi realizada a avaliação clínica com verificação de cáries e de maloclusão (alterações na relação maxila-mandibula).
Quando for diagnosticada cárie, a equipe emite um aviso aos pais, orientando para procurarem atendimento odontológico na rede pública de saúde ou, se a família preferir consultar um dentista particular, apresentando comprovante de atendimento, para a equipe se certificar que o cuidado necessário foi realizado.
A diretora da Emi Lar dos Pequeninos, Cristiane Postal, relata sobre dois casos que ocorreram em 2024. “Através da avaliação feita pela dentista na escola, a Dra. Juliana percebeu que a aluna apresentava diversas cáries. A família foi contatada por nossa equipe diretiva e a aluna foi encaminhada para a Unidade de Saúde, onde fizeram todas as restaurações necessárias. Temos também o caso de outro aluno, que finalizou o tratamento, mas continua com acompanhamento do Setor de Saúde Bucal na Unidade de Saúde do bairro para manutenção”.
Esta ação coletiva de promoção de saúde bucal iniciou em fevereiro e faz parte das atividades do Programa Saúde na Escola (PSE). Além do exame da condição bucal, foram entregues, até agora, mais de 4 mil escovas e pastas de dentes.
No percurso de 2025, a equipe vai atender todas as Escolas Municipais Infantis, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental, as pré-escolas estaduais e as turmas do EJA. A equipe já participou de reuniões de pais em nove EMIs orientando os responsáveis sobre a saúde bucal dos filhos, sua relação com a condição respiratória, com a fala e desenvolvimento cognitivo. Os pais receberam material informativo “Chupar bico não é legal”, pois o uso de chupeta ainda tem alta prevalência, mesmo podendo gerar consequências nocivas para a criança, como alteração dos dentes, comprometimento da respiração, desequilíbrio do crescimento e desenvolvimento infantil.
Juliana Schenatto realiza os exames há mais de dez anos nas escolas. “Desde quando a gente começou a fazer esse programa nas escolas, conseguimos geralmente no final do ano zerar as cáries. O Setor de Saúde Bucal monitora, com as técnicas da escola, que notificam os pais pela direção para a cobrança do atestado para o acompanhamento da resolução”.
Conforme a coordenadora do Setor de Saúde Bucal, Giovana De Bacco, este trabalho transforma a escola num elo de comunicação entre a equipe de saúde e as famílias. “Estamos no ambiente escolar criando um vínculo com as famílias, levando orientações essenciais para o crescimento saudável das crianças. É uma preocupação da Saúde a ampliação do conhecimento dos pais ou responsáveis acerca da importância dos cuidados para manter a saúde bucal. O Programa de Prevenção às doenças bucais realiza um trabalho grandioso. Em 2024, contemplou 11 mil alunos, representando 10% da população de Bento Gonçalves”.
Informações
– O Setor de Saúde Bucal vai estar presente, em 12 de abril, no Sábado da Família, no Bairro Conceição, na EMI Mundo Encantado.
– Ainda, o setor informa que renovou a parceria com o Projeto Sorriso do Tamanho do Brasil (parceria entre a ABO Nacional e a Colgate). Através deste, “distribuiremos kits de higiene bucal para ser usado em casa. Por mérito de todo trabalho realizado nos últimos anos, o Setor de Saúde Bucal recebeu recurso federal, que será utilizado para ampliar e diversificar as ações da equipe”, destaca Giovana.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Diocese de Caxias do Sul cria canal “Stella Comunica” para facilitar envio de notícias pelo WhatsApp
Parlamento gaúcho lança campanha Valores que Ficam nesta terça-feira, dia 8
Governo abre inscrições para 5 mil vagas do programa Universitário do Amanhã