Setor de Alimentação Escolar da SMED inova em oferecer cursos online para merendeiras em Bento

O Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Bento Gonçalves tem como objetivo proporcionar para os 13.500 alunos da rede pública de ensino um cardápio variado, nutritivo e de qualidade. Nesta área, uma figura importante é a merendeira que prepara as refeições conforme o cardápio semanal confeccionado pelas nutricionistas.

Anualmente, o Setor de Alimentação Escolar realiza formações continuadas para as merendeiras, que são essenciais para atualizar o fazer diário de uma cozinha escolar. No ano passado, por exemplo, as merendeiras participaram do Projeto de Inclusão Alimentar, em parceria com o IFRS, que versou sobre o preparo de alimentos para atender aos alunos com necessidades alimentares especiais como celíacos, intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite de vaca, dentre outras condições de saúde.

Neste ano, considerando a necessidade de atualização sobre novos conhecimentos e informações que aprimorem o trabalho, o Setor de Alimentação Escolar está lançando uma série de cursos para serem feitos de forma online e interativa. Entre os assuntos abordados estão: introdução alimentar, manipulação higiênica dos alimentos, legislação sanitária, técnicas culinárias, apresentação e oferta da merenda escolar, manipulação de alimentos sem glúten e demais alergias. Também são abordados temas previstos na Legislação Brasileira, Estadual e Municipal, além de demandas relacionadas à realidade escolar.

A coordenadora do Setor de Alimentação Escolar, Magliane Béria, explica como funciona as capacitações online e como são realizadas as avaliações do conteúdo aprendido “A capacitação é composta por 22 módulos com vídeos abordando temas relacionados às Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e outros temas de interesse acerca da alimentação escolar como a própria legislação que rege o programa, por exemplo. Além disso, após cada módulo as merendeiras testam os conhecimentos aprendidos a partir das avaliações realizadas.” Essa capacitação tem uma carga horária total de 12 horas e irá abranger todas as 141 profissionais merendeiras que trabalham atualmente no município.

A inovação possibilita uma interação crítica, construtiva e positiva entre os profissionais e equipes diretivas que auxiliam as merendeiras no decorrer do curso. Pensando ainda na valorização dessas profissionais, o Setor de Alimentação Escolar iniciará um projeto em breve, direcionado para a saúde das merendeiras do município, onde ocorrerão encontros presenciais para conversar sobre temas como: autocuidado, alimentação saudável, práticas de atividades físicas, entre outros assuntos.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

PG

error: Conteúdo Protegido