Com o lançamento da RedeSimples em Parobé, na região do Vale do Paranhama, a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (Jucergs) já possui um total de 72 municípios integrados à Rede no estado. O índice foi apresentado pelo presidente da Jucergs, Paulo Roberto Kopschina, durante o lançamento da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSimples), em Parobé, na última sexta-feira (9). Ele avalia como extremamente positivo o número de municípios que têm aderido à nova ferramenta, destacando que a parceria entre a Junta, Sebrae/RS e prefeituras tem sido fundamental e que o cronograma prevê ainda que a RedeSimples seja lançada em mais algumas cidades até o final de dezembro, atingindo a meta que é de 80.
As três últimas cidades contempladas com a RedeSimples foram Nova Prata, Flores da Cunha e Santa Margarida do Sul. Kopschina, que tem ido com frequência ao interior do estado, explica que o “interesse e empenho” dos gestores municipais em viabilizarem a RedeSimples tem motivado ainda mais a implantação e divulgação das vantagens do sistema tanto para os clientes como para os administradores municipais. A Lei 11.598, que instituiu a Rede permite a abertura, alteração e fechamento de empresas, por meio da simplificação de procedimentos e redução da burocracia ao mínimo necessário.
Kopschina cita como exemplo o município de Nova Prata que, após inaugurar uma unidade da Junta Comercial em julho deste ano, contabiliza mais de mil atendimentos até meados de novembro. Como gestor da Jucergs, ele elogia os serviços que estão sendo prestados naquela cidade e também em tantas outras do estado. Em Nova Prata, o empresário entra em contato com seu contador e este faz a consulta de viabilidade para instalação da sua empresa. Após a aprovação, ele entrega apenas uma vez a documentação na secretaria de Finanças que por meio da Rede, distribui para os demais órgãos envolvidos, como a Jucergs.
Também já são emitidos alvarás de funcionamento das empresas em menos tempo e até mesmo alvarás provisórios para empresas de baixo risco, para que elas possam iniciar as atividades. “A RedeSimples é um avanço para todas as cidades gaúchas que passam a fazer parte desta ferramenta, desburocratizando o sistema”, comemora o presidente da Junta Comercial, salientando que a Autarquia conta hoje com 25 postos de atendimento e 32 escritórios regionais instalados em diversos municípios, totalizando 57 cidades exercendo atividades delegadas.
Kopschina afirma que, para o próximo ano, a principal diretriz do órgão de registro será a conclusão do projeto de implantação da Junta Digital no RS. “Estamos trabalhando para tornar a Autarquia mais eficiente, segura e moderna”, finaliza o presidente da Jucergs, salientando que a Junta está pautada no Acordo de Resultados 2016, proposto pelo governo estadual e que visa determinar metas e resultados de órgãos da administração direta e indireta do Estado.
Fonte: Piratini
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Bento: reforma do telhado do ginásio de esportes é contemplada no Avançar Mais no Esporte
Vinho e espumante um passo mais perto de serem símbolos oficiais do RS