O aluno da EMEF Dr. Tancredo de Almeida Neves, Lucas Luchese, do 9º ano, está curtindo o novo material. “O livro reúne todas as disciplinas em um só. Isso facilita no transporte e no modo de estudar, podemos escrever no próprio livro, além de ter um visual moderno, atrativo”.
Esse era um dos objetivos que a Secretaria de Educação está promovendo no âmbito do planejamento pedagógico da rede pública de ensino: proporcionar um ensino atual, que acompanhe as idades dos alunos de acordo com os recursos. E o SET Brasil possibilitou um planejamento pedagógico plural em sua metodologia e atento aos recursos de hipermídia, bem como, ajuda na defasagem do ensino no período pandêmico.
A mãe de Luana, do 5º da EMEF Liette Tesser Pozza, Valquíria Bruscatto, ressalta a qualidade. “Eu achei muito bom. Facilita muito para acompanhar a criança em casa, no trabalho. O conteúdo está bem explicadinho, bem fácil para entender. Minha filha gostou muito de trabalhar com estes livros. É um incentivo para a criança”, afirma.
Incentivo presente desde o Jardim A coma na EMI Arco-Irís da Alegria, localizada no bairro Vila Nova II, entregou recentemente o material para seus pequenos. Na ocasião, os alunos apreciaram os livros com muita curiosidade, observando as imagens, realizando os exercícios.
Elizandra Gracioli, há 12 anos lecionando no educandário, ressalta que o novo material pedagógico teve uma receptividade positiva, “estamos apresentando para as crianças. Elas estão mexendo, descobrindo esses novos livros. A curiosidade, o encantamento das crianças está sendo bem grande”.
Ainda, a professora salienta que é um material pedagógico que vai auxiliar nas funções cognitivas e do lúdico. “O material ajuda bastante na parte da motricidade fina que é o recortar, o pintar, habilidades manuais, assim como, incentiva a imaginação de criar histórias, pois o livro traz essa parte lúdica, com ferramentas para criar os cenários, os personagens”.
A secretária de Educação, Adriane Zorzi, nos fala sobre como o material SET Brasil está sendo inserido no cotidiano escolar. “Antes de trabalhar com o material, cada escola realizou uma sondagem com os alunos, para verificar a necessidade de recompor aprendizagens. Algumas escolas iniciaram a exploração do material no primeiro dia, e outras estão começando agora. Isso porque o processo precisa respeitar as especificidades e a realidade de cada escola. As equipes diretivas e os professores começam os trabalhos do SET Brasil de acordo com o planejamento de ensino”.
Ainda, ela ressalta que “desde o início do ano letivo foram distribuídos 10.280 livros para os alunos, porém neste ano tivemos um acréscimo de 800 estudantes na rede de ensino, acima do número reserva solicitado pela SMED. O que fez com que tivéssemos que solicitar mais exemplares, que já estão sendo entregues para as escolas. Isso não prejudicou o andamento do conteúdo programado pelas escolas, e ninguém ficará sem material”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Jose Martim Estefanon / Divulgação
(RM)
ACIDENTE DE TRÂNSITO DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS NA ERS-122, EM ANTÔNIO PRADO
GUARDA CIVIL MUNICIPAL PRENDE MULHER POR FURTO EM LOJA NA ÁREA CENTRAL DE BENTO GONÇALVES
HOMEM É ESFAQUEADO APÓS NEGAR DINHEIRO PARA UMA MULHER NA PRAÇA CENTENÁRIO, EM BENTO GONÇALVES