ebre alta, entre 39°C e 40°C, com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, no corpo e nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, manchas vermelhas na pele com ou sem coceira, são os principais sintomas da dengue.
Nos primeiros sinais da doença, as pessoas devem procurar logo por atendimento médico nas Unidades de Saúde da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS), para o diagnóstico oportuno e a eliminação dos riscos de agravamento da doença, o que pode levar a óbito, alerta a Secretaria Estadual da Saúde (SES).
“É fundamental que as pessoas estejam atentas aos sintomas da doença e busquem atendimento. Algumas pessoas negligenciam os sintomas e ao buscar atendimento já estão com quadros mais graves da doença. Manter uma boa hidratação é importantíssimo”, afirma o diretor adjunto do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Marcelo Vallandro.
Sobre a doença
A dengue é uma doença infecciosa viral, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que deve ter a sua proliferação controlada no ambiente. Medidas de limpeza para eliminação de criadouros com água nos pátios e quintais das residências e aplicação de inseticida nos municípios são algumas das medidas. Para a proteção individual, a SES orienta o uso de repelentes e mosquiteiros.
No atendimento médico, a pessoa é avaliada sobre os fatores de risco, se é idosa, se possui comorbidades e qual o quadro da doença, feito a partir de diagnóstico clínico e de exames laboratoriais. O diagnóstico de casos suspeitos deve levar em consideração as questões epidemiológicas, como por exemplo, se o local de moradia ou trabalho do paciente é infestado pelo mosquito Aedes Aegypti ou se existem outras pessoas com dengue na região.
Não existe tratamento específico para dengue, o manejo das pessoas doentes é realizado de forma a reduzir as dores, a febre e auxiliar na reposição de líquidos, de forma a evitar a desidratação. Em muitos casos, é necessário aplicar soro na veia para reidratação.
Em situações de agravamento, o paciente apresenta sinais de alerta, como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, derrames e sangramentos e hipotensão arterial e deve ser encaminhado para atendimento hospitalar.
Fonte: SES
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor