Juntos, setores criaram 143 novos postos de trabalho em Bento Gonçalves
A tendência de redução de empregos observada em fevereiro em Bento Gonçalves se confirmou no mês de março, mas mesmo assim os números dos setores de serviços, indústria e comércio encerraram com saldo positivo, conforme o novo boletim do Observatório da Economia (Oecon). Serviços fechou o mês com a criação de 74 vagas, enquanto indústria finalizou com 42. Já o comércio, após um fevereiro no vermelho (-24), se recuperou e gerou 27 postos de trabalho em março.
Juntos, os três setores criaram 143 novas vagas no município. Os segmentos de transporte terrestre (68), móveis (52) e supermercados (17) foram os que mais contribuíram para o desempenho. Já as áreas de bebidas (-110), alimentação (-29) e móveis, colchões e iluminação (-16) foram as que registraram as maiores baixas. Ainda, de acordo com o boletim do Oecon do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), construção civil fechou março sem criar ou fechar vagas, enquanto agropecuário encerrou com saldo negativo de 290 vagas, devido à sazonalidade da safra de uva.
Ainda assim, Bento Gonçalves passa a contar com 963 empregos formais no acumulado do ano. “Isso representa um crescimento de 145% quando comparado ao mesmo período de 2023”, analisa o autor do boletim, Fabiano Larentis. O resultado posiciona o município como o 11º dentre os que mais criaram oportunidades no acumulado do ano.
O boletim também mostra que o volume acumulado de MEIs fechou em 12.509 em março. Ao somar o total de MEIs com o total de empregos formais (49.565), são 62.074 registros, permanecendo a relação de que a cada quatro empregos formais no município um é MEI.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: ASCON- Divulgação
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves