Esforços da instituição superam estragos das chuvas de maio e garantem Eleições 2024
As inundações ocorridas neste ano atingiram prédios do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul – TRE-RS, na capital e no interior do estado.
O prédio-sede do TRE-RS, na rua Siqueira Campos, 805, onde localiza-se a Central de Atendimento aos Eleitores, os dez cartórios eleitorais de Porto Alegre e unidades administrativas, teve seu subsolo e térreo totalmente inundados. Além da sede, prédios anexos, o depósito de urnas e o depósito de materiais também foram atingidos.
Já o prédio histórico do TRE-RS, na rua Duque de Caxias, 350, foi o único imóvel do tribunal na capital que não foi atingido diretamente, sendo onde estão sendo realizados os atendimentos presenciais à população.
Neste mesmo prédio, localiza-se o data center da Justiça Eleitoral, o qual foi desligado preventivamente por poucos dias no auge da inundação. No entanto, todos os canais virtuais continuaram operando e os atendimentos seguiram remotamente ou ainda com comparecimento de servidores nos abrigos existentes da capital.
O depósito de urnas eletrônicas, duramente atingido, terá seu funcionamento em novo endereço, porém o TRE-RS receberá 100% de urnas novas para a realização das Eleições 2024, ou seja, nenhuma urna que estava no depósito antigo será utilizada para o pleito de outubro.
No prédio sede da Justiça Eleitoral será iniciado retorno gradual para expediente interno dos servidores a partir do dia 5 de agosto. Os atendimentos à população continuarão ocorrendo no prédio da rua Duque de Caxias, 350, sendo que os demais prédios na capital já foram recuperados.
Em relação ao interior do Estado, os cartórios eleitorais de cinco cidades foram os mais afetados. Porém, suas atividades foram retomadas, seja recuperando as instalações ou mediante transferência dos serviços para um novo local.
Importante destacar ainda que, em obediência à legislação, o cadastro eleitoral está fechado para as Eleições 2024, ou seja, não é mais possível fazer novos Títulos de Eleitor, ou fazer transferências para este ano. No entanto, o eleitor pode consultar sua situação eleitoral, obter certidões e outros serviços pelo site do TRE-RS na internet, aplicativo e-título, telefone 148 ou, na capital, presencialmente no prédio da rua Duque de Caxias, 350, das 10h às 17h.
Em relação aos preparativos para as Eleições, todos os marcos do calendário eleitoral estão sendo cumpridos de acordo com os prazos legais.
Como ser atendido:
- Atendimento ao público: recomenda-se que os interessados acessem a carta de serviços do TRE-RS, por meio da plataforma JE Digital (jedigital.tre-rs.jus.br), na qual consta o rol de serviços disponibilizados e os esclarecimentos correlatos necessários.
- O atendimento ao eleitor também está disponível pelo telefone 148 (todo o Estado), assim como via WhatsApp institucional, pelo número 51-23122015.
- Havendo dúvidas quanto ao funcionamento da Zona Eleitoral local, recomenda-se que os interessados entrem em contato com o respectivo cartório eleitoral, cujos dados podem ser obtidos no site do Tribunal (www.tre-rs.jus.br)
Texto: Jefferson Wilson
Imagem: TRE-RS
Revisão: Roberto Carlos Raymundo
Coordenação: Cleber Moreira
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves