No último sábado (09), ocorreu no Estádio da Montanha dos Vinhedos, no bairro São João, em Bento Gonçalves, 1º Encontro do SAEE + famílias: Experiências e vivências para educação especial. Em parceria com o Clube Esportivo, foi realizado um momento de integração entre os jogadores da base e as famílias e alunos atendidos pelo Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE). O momento, realizado pelo Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID) da Secretaria de Educação, teve como objetivo proporcionar atividades recreativas e integrativas em espaços que a cidade proporciona, gerando a construção de laços entre os alunos, suas famílias e a comunidade.
O SAEE atende alunos com deficiências físicas, intelectuais, sensoriais, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação e alunos com necessidades específicas de aprendizagem da rede municipal de ensino. O projeto buscou sensibilizar a comunidade escolar, ampliando a inclusão para além dos muros da escola, de modo que as crianças pudessem circular em outros espaços da cidade.
A professora Pathi Franciele Trindade Bortolotto destaca sobre essas atividades que enfatizem a inclusão social. “É muito importante para que o nosso aluno público-alvo da educação especial tenha momentos fora da sala de aula e também para conhecer o que tem na nossa cidade. Para que as famílias percebam que existem espaços como esse que elas podem trazer o seu filho, fazer essa integração social, usufruir dos espaços da nossa cidade. De ofertar para as famílias e para os alunos em lugares gratuitos”.
O presidente do Esportivo, Douglas Tedesco, salientou que o “Esportivo está com as portas abertas, não só para esse evento. Temos toda uma estrutura que a gente precisa utilizar com a nossa sociedade, com a nossa comunidade. O Esportivo não é só futebol, e sim é educação, cultura; tem muita coisa que a gente pode estar utilizando com toda a estrutura”.
Para a psicóloga do NID, Nádia De Cesaro, o projeto trouxe uma ampliação de mundo para os envolvidos. “Pensamos que o evento de sábado representa para as famílias a possibilidade de que as crianças e adolescentes ocupem os espaços da cidade, conforme a necessidade específica de cada um e cada uma”.
A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, que acompanhou as atividades do projeto, ressalta que “esse encontro traduz a importância do papel da escola na vida das crianças, adolescentes e suas famílias, possibilitando momentos de interação e aprendizagem em diferentes espaços.”
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
PG
Pesquisas revelam alta biodiversidade na Reserva Biológica Dárvin João Geremia
Projeto Dança Inclusiva revela potencialidades artísticas de alunos da APAE
Mensagem do Papa Leão XIV para a 5º Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas – 27 de julho de 2025