Foram quatro dias de muita diversão e aprendizado para os idosos da região da Serra durante a XIII Convenção Maturidade Ativa Sesc ocorrida nos dias 21 a 24 de novembro, em Torres. Mais de 50 representantes de Farroupilha, Nova Roma do Sul, Bento Gonçalves, Nova Prata, Caxias do Sul, Vacaria, Gramado e Taquara fizeram parte do grupo de 1.500 idosos que se reuniu de 21 a 24 de novembro, em Torres, para participar de oficinas de grafitagem, paddle, bad minton, tecnologia, dança, pescaria, hidroginástica, música, futebol, tai chi chuan, entre outros, além de mini torneio de Beach Câmbio, bailes e apresentações culturais.
Na noite de abertura (21/11), houve premiação aos destaques da Maturidade Ativa, pelo desempenho das diretrizes do Programa. Em “Protagonismo do Idoso”, o reconhecimento foi dado aos grupos de Caxias do Sul e Vacaria. Em “Envelhecimento Ativo”, o troféu foi entregue para os grupos de Bento Gonçalves, Farroupilha, Gramado, Nova Prata, Nova Roma do Sul e Taquara. Além do júbilo pelos dez anos de fundação dos grupos de Farroupilha, Gramado e Taquara.
O integrante do Grupo Maturidade Ativa de Nova Prata, Cláudio Vieira, 72 anos, há oito anos participa da Convenção. Um dos mais animados, não parou de dançar durante os shows e bailes: “me divirto muito aqui. Sou apaixonado por isso. Não vivo sem a Maturidade”. Para a gerente de Educação e Ação Social do Sesc/RS, Lisângela Antonini, “a Convenção é um dos momentos mais especiais e esperados do ano, pois, além de fazermos um balanço do Programa Maturidade Ativa Sesc, oportunizamos um novo momento de aprendizagem e integração aos idosos. Além disso, em 2016 chegamos à marca de 70 grupos. Isto é, temos participantes do projeto inclusive em locais onde o Sesc não possui Unidade física, levando bem-estar e a possibilidade de um envelhecimento mais saudável a uma abrangência bem maior. No ano que vem teremos novos grupos sendo formados e esperamos que todos possam participar da Convenção e vivenciar essa experiência única”.
A Convenção da Maturidade Ativa visa integrar todos os grupos do Sesc Maturidade Ativa do Estado e se trata de um momento para fechar o ano, agradecendo aos idosos por todo o trabalho desenvolvido por meio de diversos momentos de aprendizado, integração e lazer. O Programa Sesc Maturidade Ativa tem como objetivo promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idades a partir de 60 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender, desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. A 13ª Convenção Maturidade Ativa Sesc foi uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e Prefeitura Municipal de Torres, com apoio da Água Mineral Santo Anjo, Torres Car e Senac.
Sobre o Sesc/RS – Em 2016, o Sesc comemora 70 anos no Brasil e, no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS chega a estas sete décadas atuando em 100% dos municípios, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. Todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais e 23 Balcões Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde