A honraria foi proposta pela Bancada do PSDB e aprovada por unanimidade pelos vereadores da Casa. O Título de Cidadão é concedido a pessoas nascidas fora do município que tenham prestado relevantes serviços à comunidade local, fortalecendo o desenvolvimento social, econômico ou cultural de Bento Gonçalves.
“Esta honraria é porque, realmente, com a unanimidade de votos dos colegas aqui na Casa, ajudaste muito a construir o que hoje temos. É pela participação social, é pela participação comunitária, é por todo engajamento que tem com a sociedade, com a nossa cidade. É um momento de muito orgulho, de muita honra”, comentou o presidente da Casa, Anderson Zanella (Progressistas), que comandou os trabalhos.
O líder da bancada do PSDB na Câmara, José Antônio Gava, se pronunciou em nome do Legislativo. O vereador parabenizou o homenageado, destacando o seu profissionalismo, sempre com serenidade e atenção, sem trabalhar com extremismos. “Em nome do presidente do PSDB, Aido Bertuol, toda a bancada de vereadores do PSDB, que é o proponente, colegas vereadores, eu fico muito honrado em lhe homenagear. Uma homenagem muito justa por toda sua trajetória. Parabéns, Sérgio”, finalizou.
Vereador do PSDB licenciado e atual secretário de Turismo, Henrique Nuncio relembrou que a homenagem foi aprovada com o apoio de todos os parlamentares. O secretário pontuou que Neves, natural de São Borja, encontrou um lar em Bento Gonçalves, onde construiu sua carreira. “Fiquei muito feliz de ser o primeiro projeto protocolado desses [de Título de Cidadão] aqui na Câmara a ti, Sérgio. Primeiro pela pessoa que tu és, pelo pai de família, o homem que tu és, e um dos pilares da tua vida que é a família”, comentou. Nuncio destacou que a educação também guiou a vida de Sérgio.
“Um líder sindical, sempre em defesa do trabalhador, e que tua representação extrapolou as fronteiras do município, pelas centrais. Tu também teve participação efetiva em organizações internacionais, em movimentos internacionais, e colocou em destaque o Sindicato dos Comerciários, uma das entidades mais fortes que o nosso município possui, sempre defendendo o colaborador do nosso comércio”, afirmou Nuncio, desejando parabéns ao homenageado.
O vice-prefeito de Bento Gonçalves, Amarildo Lucatelli (Progressistas), representou o Executivo na Sessão Solene. Lucatelli disse que a homenagem é merecida, pois, para ser cidadão, não basta apenas morar na cidade. “Ser cidadão bento-gonçalvense, que é o que você está recebendo hoje, é por tudo que você fez, tudo o que você está fazendo e vai fazer pela sua cidade, trabalhando junto ao sindicato, o SEC-BG”, comentou o vice-prefeito. Sérgio também foi exaltado por levar o nome de Bento Gonçalves para outros estados e países. “Uma pessoa com uma postura excelente, com ética”, disse Amarildo, comentando que Sérgio também tem participação na política do município.
O grande homenageado da noite, Sérgio Marino Ribeiro Neves, ocupou a tribuna para agradecer pela homenagem e pela presença de todos. Em seu discurso, relembrou a sua chegada a Bento Gonçalves.
“Desde o momento em que cheguei em Bento Gonçalves, lá em 1969, sabia que essa cidade seria especial. Para a época, em que o rádio era a grande mídia, mesmo sendo eu uma criança de nove anos de idade, ao enxergar muitas casas com antena de televisão e uma área tão bonita que era a Vila Militar, falei para mim mesmo: ‘será aqui que vou crescer e me fazer homem’”, disse Neves, emocionado, pontuando que, ao receber a distinção, seu coração estava repleto de amor e gratidão pela cidade.
Sérgio relembrou da família, destacando a união e perseverança. Também pontuou que a migração sempre fez parte da sua vida, fazendo-o perceber as diferentes culturas e dialetos; ele comentou sobre a agricultura da cidade, principalmente nos parreirais, onde a mãe trabalhou. “Essas experiências me ajudaram a entender a garra da nossa gente pelo trabalho. Pela mesa farta e pelo bem comum – e por nossas festas de comunidade, tão ricas e cheias de boas lembranças.”
Na carreira profissional, Sérgio destacou que foi no comércio onde encontrou sua vocação. “Eu fui o primeiro cidadão negro a trabalhar no comércio da Bento Gonçalves”, disse. Para Sérgio, foi no Sindicato dos Empregados do Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG) “que eu vi esse município crescer, desenvolver e se posicionar na região”. Ainda disse que viu a indústria se desenvolver e viu o comércio se expandir e se fortalecer, e ser aberto para redes de lojas. Segundo o homenageado, com a atividade sindical, acredita que contribuiu para as melhorias dos valores salariais no setor, e que trabalhou para diminuir os impactos da nova cultura de trabalho.
“Ajudamos a construir regras claras nas cargas horárias, remunerações diferenciadas e nos descansos compensatórios remunerados, o que permitiu que a cidade de Bento Gonçalves passasse a receber atenção de consumidores de municípios vizinhos, fortalecendo o comércio local, valorizando a mão de obra comercial”, afirmou. “Na condição de diligência sindical, contribuí, juntamente com meus colegas, para trazer eventos nacionais e internacionais para Bento Gonçalves, mostrando ao Brasil e ao mundo a qualidade dos nossos debates, das nossas práticas e da nossa cultura de trabalho.”
Citando os parlamentares da Câmara Municipal, Sérgio comentou sobre a importância de um Legislativo que engrandeça o município. “[Os vereadores] precisam consolidar políticas que façam Bento Gonçalves um lugar bom de viver, investir e crescer. Precisam ajudar a fazer da cidade um espaço atrativo, para que mais gente venha para cá construir sua vida, fazer uma Bento mais forte e se tornar, também, um cidadão bento-gonçalvense”, finalizou seu discurso.
Histórico do homenageado
Natural de São Borja, Sérgio Marino Ribeiro Neves chegou a Bento Gonçalves em 1969, acompanhando a família após a transferência de seu pai, servidor do Batalhão Ferroviário. Desde então, estabeleceu raízes profundas na cidade, construindo uma trajetória marcada pelo trabalho, pela liderança sindical e pelo engajamento social.
Formado em Licenciatura em História pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Sérgio iniciou sua trajetória profissional no comércio local. Seu carisma e dedicação no atendimento ao público abriram caminho para uma sólida carreira no movimento sindical. Em 1982, ingressou no Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG), assumindo a presidência da entidade em 1985. Durante sua gestão, promoveu conquistas para a categoria.
Sua atuação ultrapassou as fronteiras locais: Sérgio também foi Juiz Classista na 2ª Vara do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e representou o Brasil em organizações internacionais, como a Confederação Latino-Americana de Trabalhadores (CLAT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), contribuindo para o fortalecimento do diálogo institucional e sindical em diferentes níveis.
Além da atuação sindical, Sérgio é reconhecido pelo seu comprometimento com causas sociais. Participa de campanhas solidárias, integra a diretoria da Associação Abraçaí, atua no Conselho Municipal de Saúde e ocupa cargos de liderança em importantes instituições, como o SENAC-RS e a União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (UGT-RS).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores
Foto: Rádio Difusora
Secretaria de Saúde realizará ações coletivas de promoção de saúde bucal em 23 de outubro em 11 educandários de Bento
Na ProWine São Paulo, Vale dos Vinhedos destaca primeiro vinho coletivo com Denominação de Origem do país
Vinícolas da APEG conquistam 17% das premiações do maior concurso de espumantes do país