O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) busca por meio da virtualidade, com os cursos EAD, e pela mobilidade, com as unidades móveis, atingir um número cada vez maior de municípios. “Hoje 99,66% da arrecadação líquida do Senai é oriunda de municípios atendidos pela instituição”, destaca o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein.
Ele salienta que este ano foram 400 municípios, de um total de 497, com atendimento da instituição. “O Senai-RS prepara o profissional para um novo cenário, com mais automação. As novas tecnologias educacionais estão presentes nos cursos do Senai presenciais e EAD com realidade virtual, simuladores e óculos de 360°”, ressalta. Em 2017, o Senai-RS registrou mais de 88 mil matrículas, sendo 31 mil em cursos a distância.
A qualidade da educação do Senai gaúcho foi mostrada na 44ª edição da WorldSkills, realizada em outubro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e premiou a dupla de Caxias do Sul Gustavo Andreola e Lucas Tochetto (Mecatrônica) e o aluno de Porto Alegre Murilo Antunes da Silva (Tecnologia em Mídia Impressa) com o ouro.
Andrei Chiesa (Joalheria), de Guaporé, foi prata e a dupla da Robótica Móvel, de Santa Cruz do Sul, Theodoro Flores Cardoso e Guilherme Rabuske, recebeu o certificado de excelência. Os gaúchos integraram a delegação brasileira que levou sete ouros, cinco pratas e três bronzes, além de 26 certificados de excelência. Eles competiram com 1,2 mil jovens de 67 países em 52 ocupações técnicas.
Outro ponto referido por Trein é o trabalho dos institutos Senai. Os dois Institutos Senai de Inovação (Engenharia de Polímeros e de Soluções Integradas em Metalmecânica) foram inaugurados e já são agentes Embrapii. “Ambos têm projetos de inovação que podem ser subsidiados. Ainda há o edital da indústria que tem parcerias com empresas de diversas empresas do Brasil”, afirma. O Senai-RS também inaugurou este ano as instalações dos institutos Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário, Mecatrônica e Alimentos e Bebidas e as unidades de Passo Fundo e Panambi.
Foram realizados em 2017 10,6 mil atendimentos em Serviços de Tecnologia e Inovação para 2,6 mil empresas e envolvendo 160 mil horas técnicas. “Os institutos contam com equipamentos de ponta e pessoal preparado para apoiar as indústrias de qualquer parte do Brasil. O Senai-RS busca induzir a inovação e fomentar soluções adequadas às demandas e aos desafios da indústria”, lembra Trein.
O Senai-RS também iniciou a execução do projeto para implantar um centro de formação profissional no Haiti, fruto de acordo de cooperação técnica entre Brasil e aquele país, nos moldes das escolas da instituição. Pelo acordo firmado com o Ministério das Relações Exteriores, governo do Haiti, Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o país contará com a expertise brasileira para qualificar profissionais que serão importantes para a reconstrução do país, atingido por um furacão, em 2016.
Alunos dos Anos Iniciais da EMTI São Roque são contemplados pelo Projeto Cultural Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Casa das Artes: exposição “Das Artérias ao Mangue”, de Jaque Pauletti, abre em 04 de setembro