Interatividade, troca de experiências e inovação. Assim foi mais uma edição da Feira de Projetos e Mostra de Inovação do Senac-RS. Mais de 400 alunos e colaboradores das escolas Senac de todo o Estado apresentaram ideias e soluções inovadoras para o comércio de bens, serviços e turismo. Apadrinhados pelo co-fundador e CEO da Triider, Juliano Murlick, os estudantes surpreenderam e inspiraram os visitantes e avaliadores com seus projetos e forma de apresentá-los ao grande público.
O Senac Bento Gonçalves esteve presente com os projetos “Programa interativo de pesquisa de clima organizacional”, das alunas Bianca R. Pinto e Aline Batisti, do curso Técnico em Recursos Humanos, coordenado pela docente Daiane Lotes; e “Viaggiare: seu roteiro turístico personalizado”, das alunas Júlia B. Postingher, Luana Magagnin e Maria Clara B. Lora, do curso de Aprendizagem Comercial em Serviços Administrativos, orientado pelo docente Adriano Horácio, além do Projeto de Inovação em parceria com a Faculdade Senac Porto Alegre: Plataforma 360: Da Qualificação do Atendimento ao a Avaliação da Satisfação, demanda essa oriunda do Sindilojas de Bento Gonçalves.
A diretora do Senac Bento Gonçalves, Rosângela Jardim, ressalta a importância do evento. ” Já participamos há quatro anos consecutivos da Feira de Projetos, o qual acredito muito e apoio docentes e alunos a enviarem suas ideias, que visam contribuir com as demandas das empresas e, também, fomentar o empreendedorismo. Esse ano apresentamos o Projeto de Inovação em fase de desenvolvimento e aplicação, cujo as empresas do comércio, bens, serviço e turismo da cidade terão uma bela ferramenta para avaliar a satisfação do seu atendimento e qualificar sua equipe, sugestão que surgiu mediante uma demanda apresentada pelo Presidente do Sindilojas, Daniel Amadio e que após passar no processo de seleção, foi escolhida para desenvolver um programa que atenda essa necessidade. Destaco o envolvimento das docentes Jane Ficagna e Daiane Lotes. Esse ano em especial a Feira estava espetacular e, com certeza, proporcionou aos alunos um aprendizado e experiências significativas em suas vidas”, relata.
Nesta edição, a Feira teve diversas novidades. Entre elas, o ponto alto foram as apresentações dos trabalhos, feitas no formato pitch, no qual representantes das equipes falaram, em alguns minutos, sobre seus projetos para o público presente no evento. Além disso, a Feira incluiu o Prêmio Pop. A distinção destacou aquele trabalho que teve maior número de votos do público visitante. A votação se deu por meio de um QR Code, visualizado em todos os estandes. No total, foram mais de 17 mil votos.
Promovida pelo Senac-RS, a Feira tem como principal objetivo apresentar soluções inovadoras para as empresas do comércio de bens, serviços e turismo e reuniu cerca de 90 trabalhos das 40 escolas, duas faculdades e 23 unidades do Estado. Paralelamente à Feira, aconteceu a Mostra de Inovação, que apresentou soluções desenvolvidas pelos colaboradores da instituição e selecionadas por meio de edital. Os projetos versam sobre Gestão, Comércio, Tecnologia da Informação, Design, Gastronomia, Hospitalidade, Lazer, Saúde, Moda, Beleza, Qualidade e Inovação, entre outras áreas.
Nessa edição, a Feira contou com o apoio do Sebrae, Gang, Decathlon, Orquídea Alimentos, Peccin com Frutomila e Barão Erva Mate e Chás.
Sobre a Fecomércio-RS
A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo http://www.fecomercio-rs.org.br/.
Fonte: Enfato
Estado discute centro de referência em políticas públicas para redução de riscos de desastres
Estado lança Campanha do Agasalho Aquece RS, com foco em arrecadação de cobertores, roupas de cama e toalhas de banho
Casa das Artes sedia exposição “As Cores do Meu Trabalho”, de Alex Nuñes