Alunos de todo estado disputam na ocupação Serviço de Restaurante nos dias 6 e 7 de dezembro
Nos dias 6 e 7 de dezembro, o Senac Bento Gonçalves participa das Competições Senac de Educação Profissional – Etapa Regional, na ocupação Serviço de Restaurante, representado pelo aluno Chrystian Bagiston Paiva. O evento acontece na Faculdade Senac Porto Alegre e reunirá alunos de seis escolas do Estado que serão avaliados em provas ao longo da semana. Também participam das provas as escolas, Senac Carazinho, Senac Comunidade, Senac Torres e Faculdade Senac Porto Alegre.
Os dois melhores alunos (1° e 2° lugar) na ocupação seguem treinando juntos. Em 2018, haverá a eliminatória nacional das Competições Senac de Educação Profissional, sendo que seus vencedores representarão o Brasil na WorldSkills 2019, que acontecerá em Kazan, na Rússia. Em setembro deste ano, a instituição já selecionou alunos que, no ano que vem, participam da disputa nacional nas seguintes ocupações: Cabeleireiro, Cozinha e Cuidados de Saúde e Apoio Social.
Para a coordenadora de internacionalização do Senac-RS, Carla Cassol, essa iniciativa é muito importante para incentivar o intercâmbio e compartilhamento de conhecimento entre as escolas do Senac. “Iniciativas como as competições não apenas destacam a importância da educação profissional em um contexto de crise de mão de obra qualificada, como também contribuem para a melhoria da qualidade dos egressos, os quais, inseridos no mundo do trabalho, promoverão o desenvolvimento econômico regional”, destaca.
Histórico do Senac-RS na WorldSkills
Em 2016, o Senac Brasil criou uma nova forma de seleção para participar da WorldSkills –a maior competição de educação profissional do mundo. A instituição lançou as Competições Senac de Educação Profissional. O Senac-RS venceu a etapa nacional das competições e teve três representantes na WorldSkills 2017: Gérson Nunes, na ocupação Cozinha, Júlia Goulart, na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social, e Vitória Menezes, em Cabeleireiro. Os três representantes conquistaram medalha de excelência na competição internacional.
Realizada a cada dois anos, em um país diferente, a WorldSkills é voltada a jovens até 22 anos. Eles devem demonstrar, durante as provas, habilidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada uma das ocupações profissionais. Neste ano, o Brasil teve um excelente desempenho na competição que aconteceu em Abu Dhabi, entre 14 e 19 de outubro.
A delegação do País, composta por 56 alunos do Senac, Senai e Instituto Federal, conquistou 15 medalhas, entre ouro, prata e bronze, além de 26 medalhas de excelência, ficando em 2º lugar no ranking geral que considera a pontuação, com um total de 34.901 pontos. A Rússia foi a primeira colocada, com 35.461 pontos.
Fonte: Senac
Cemitério São Roque, em Bento, recebe câmeras de videomonitoramento
CORPO DE BOMBEIROS ATENDE EXPLOSÃO EM APARTAMENTO NO SÃO ROQUE, EM BENTO GONÇALVES
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025