Iniciativa prevê a oferta de cerca de 50 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional
O Senac Bento Gonçalves em parceria com o Sindilojas Regional Bento e Sicredi realizarão projeto de reabilitação profissional para cerca de 50 integrantes da Associação de Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF). Os fundos para execução do plano são oriundos do Sicredi, que a cada ano disponibiliza recursos para ações sociais na região serrana.
As inscrições para o Projeto de Capacitação Pessoal e Profissional para Pessoas com Deficiência poderão ser realizadas até 31 de agosto, pelo telefone da ADEF (54) 3451-4499, e SENAC Bento Gonçalves (54) 34524200 ou WhatsApp (54) 9255-7649. As aulas, que serão ministradas por docentes do Senac, começam em 12 de setembro com o curso de Desenvolvimento Pessoal (12h). E a partir do dia 21 de setembro, iniciam as capacitações de Informática Compacta (40h), Salgados Para Festas e Eventos (12h) e Técnicas de Recepção e atendimento (20h).
Segundo a diretora do Senac Bento Gonçalves, Rosangela de Souza Jardim, trata-se de uma ação importante. “As pessoas com deficiência possuem uma necessidade de qualificação profissional, seja para uma oportunidade, ou para se recolocar no mesmo. Conforme dados levantados para implementação do projeto há um percentual muito baixo de PCD que consegue se reabilitar no mercado de trabalho. Menos de 40% tem escolaridade mínima completa e a maioria não possui renda própria”.
Rosângela explica que a iniciativa contempla três fases: etapa de mobilização, que compreende divulgação e inscrições; etapa de capacitação pessoal e profissional com a participação de todos os contemplados; e a última etapa de realização dos cursos, que acontecerá nos meses de setembro e outubro. Nesta fase cada participante escolherá a qualificação conforme sua afinidade entre os cursos de Informática Compacta (40h), Salgados Para Festas e Eventos (12h) e Técnicas de Recepção e Atendimento (20h). As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, enquanto estiverem disponíveis e respeitando o limite de alunos por turma.
O objetivo maior, conforme a diretora, é proporcionar aos participantes a melhora da autoestima, o conhecimento educacional e o equilíbrio financeiro. “Trata-se de amparo àqueles que desejam ser inseridos no mercado de trabalho, valorizando sua essência pessoal e desenvolvimento profissional”, afirma Rosângela.
A Associação de Deficientes Físicos de Bento Gonçalves – ADEF é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e com sede na cidade de Bento Gonçalves. Desenvolve suas atividades desde 18 de fevereiro de 1987 e sua abrangência atual limita-se ao município da sede com alguns poucos atendimentos direcionados às cidades de Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Garibaldi. A maioria dos usuários que frequentam a ADEF são encaminhados pela Política de Saúde (SUS) para a realização de fisioterapia neurofuncional, psicologia clínica, fonoaudiologia e terapia ocupacional. A principal incidência de pacientes é masculina com 54% e 46% são mulheres.
Cronograma:
4 a 31 de agosto: Etapa 1: Mobilização/Inscrições
12 a 16 de setembro: Etapa 2: Projeto de Capacitação Pessoal e Profissional para Deficientes Físicos em Reabilitação Profissional – Ação Educativa: Curso de Desenvolvimento Pessoal (com todos os participantes)
21 setembro a 21 de outubro: Etapa 3: Realização dos cursos Informática Compacta (40h); Salgados Para festas e Eventos (12h); Técnicas de Recepção e Atendimento (20h) – Inscrição e Seleção.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 34524200 ou WhatsApp (54) 9255-7649. O Senac Bento Gonçalves está localizado na Travessa Silva Paes, 415 – Cidade Alta.
Fonte: Senac Bento Gonçalves
Foto: Maurício Concatto
Tríduo da 78ª Festa de Cristo Rei, em Bento, iniciou nesta quinta-feira, 21
ACIDENTE DE TRÂNSITO DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS NA ERS-122, EM ANTÔNIO PRADO
GUARDA CIVIL MUNICIPAL PRENDE MULHER POR FURTO EM LOJA NA ÁREA CENTRAL DE BENTO GONÇALVES