SEMSEG divulga balanço de ações realizadas em 2024

Atividades foram feitas em diferentes localidades do município

Em 2024 a Secretaria Municipal de Segurança (SEMSEG), trabalhou em diferentes frentes para garantir uma segurança pública de qualidade para todos. Até o dia 10 de dezembro, foram realizadas 1366 mil visitas comunitárias (viaturas realizando a segurança em pontos específicos do município), 152 visitas escolares (com os agentes presentes em educandários), 1998 pontos-base, 2061 averiguações e 2509 mil autos de infração.

Foram registrados também 343 boletins internos de serviços, em que os atendimentos de maior relevância foram os seguintes: 60 casos de furto, 24 cumprimento de mandado de prisão, 43 posses de entorpecentes, 34 desacato, desobediência e resistência, 18 ameaças, 17 casos de tráfico de entorpecentes, 16 apreensões de objetos, 5 casos de roubo e 2 por porte ilegal de arma de fogo.

Outro número expressivo que a GCM iniciou neste ano foram as operações com sistema de aeronave remotamente pilotada, comumente conhecido como “drone”. Em apenas oito meses, já foram executados 30 voos logísticos para obtenção de imagens, reconhecimento de áreas, eventos e policiamento de prédios e logradouros públicos.

O secretário de Segurança Tenente-coronel Paulo César de Carvalho destaca que “mesmo diante das adversidades, conseguimos superar obstáculos e manter o foco em nossas responsabilidades, alcançando resultados positivos e um desempenho notável na execução de nossas funções. Isso reflete a dedicação e o comprometimento da equipe, que, com resiliência, soube adaptar-se às circunstâncias e continuar a cumprir seu papel fundamental na segurança e no bem-estar da comunidade”.

Ainda conforme o secretário, “criar uma sensação de tranquilidade envolve não apenas a implementação de medidas de segurança eficazes, mas também a comunicação transparente sobre essas medidas para os cidadãos, a fim de promover um ambiente onde as pessoas se sintam protegidas e à vontade”.

Câmeras de videomonitoramento

O investimento em segurança através da instalação de câmeras de videomonitoramento também tem sido uma constante por parte do Governo Municipal. Atualmente, o município conta com 480 câmeras espalhadas em diferentes pontos da cidade, onde também ocorre o cercamento eletrônico. Somente neste ano foram instaladas em torno de 100 câmeras e a previsão é que, ao longo dos próximos meses, novos equipamentos passem a ser instalados em pelo menos 18 instituições de ensino e 23 unidades de saúde, além de praças.

GPS Rural

O GPS Rural começou a ser implantado em 2022 no município, com todas as famílias residentes dos distritos cadastradas no sistema. O projeto é uma realização das secretarias de Segurança Pública, Desenvolvimento da Agricultura e Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC) e não tem custo para o cidadão. É utilizado pelo Samu e Guarda Civil Municipal. Também auxiliou as equipes no mapeamento de famílias nos deslizamentos de maio.

Aquisição de dispositivos elétricos incapacitantes

Ao longo do ano a SEMSEG investiu também em equipamentos de segurança para os agentes. Foram adquiridos três dispositivos elétricos incapacitantes Spark Z2.0- kit Elite e 42 cartuchos SDE de lançamento de dardos energizados.

DMT

Ao longo de 2024 os agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) participaram de cursos de aperfeiçoamento de legislação, primeiros socorros e também capacitações para multiplicadores da educação para o trânsito. Foram realizadas 18 ações pontuais de blitz educativas nas campanhas Nacionais, como Maio Amarelo e Semana Nacional de Trânsito, contemplando pedestres e condutores. O setor de Educação também participou de 36 eventos promovidos por outras entidades, levando a educação para o trânsito em praças, eventos particulares, encontros religiosos entre outros.

Foram visitadas 40 escolas, sendo elas municipais, estaduais e particulares com ações desenvolvidas desde a educação infantil até o ensino superior. O setor também participou de um projeto anual promovido pela EMI Mamãe Coruja. Foram visitados 4 CEACRIS, e 19 empresas, de diversos setores, como moveleiro, mecânico, metalúrgico, de transportes entre outros.

Foram realizados também 2.048 monitoramentos nos entornos escolares, promovendo a segurança dos alunos, professores, e usuários das vias nas entradas e saídas de instituições de ensino.

Até o final de novembro, o DMT atendeu 1083 sinistros (acidentes) com danos materiais, além de realizar apoio ao Samu e Corpo de Bombeiros em 282 situações adversas.

Ainda no decorrer do ano, os agentes de trânsito estiveram presentes em 307 eventos, sendo eles turísticos, festivos, e de monitoramento e sinalização de obras realizadas na cidade. Esse ano, através da Lei Municipal 5964/15, os agentes passaram a recolher os veículos abandonados, sendo 49 removidos.

Durante o ano, foram realizadas 16 operações Balada Segura, com o objetivo de promover a vida e combater o consumo de bebidas alcoolicas por condutores de veículos.

O DMT recebe diariamente em torno de 40 denúncias e solicitações através da central de operações que atende pelo número 118, sendo os agentes deslocados para cada averiguação. Lavrou-se até o final de novembro 4.128 autos de infração.

O Departamento, através de seus agentes, realiza ações diárias reforçando o compromisso em promover a segurança viária.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

error: Conteúdo Protegido