Durante a celebração presidida por Dom José Gislon, os jovens foram acolhidos como candidatos a receber as Ordens Sacras; eles se comprometeram publicamente em receber com docilidade a formação necessária para ministério presbiteral
A Catedral Santa Teresa D’Ávila, em Caxias do Sul, acolheu a celebração em que os seminaristas Eduardo Cantelli e Stefano Fagundes Petroli foram admitidos como candidatos às Ordens Sacras. A Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon aconteceu na noite do domingo, 07 de agosto, quando a Igreja no Brasil celebrou o domingo de oração pelas vocações dos ministros ordenados. Os jovens estão na etapa da Configuração, isto é, da Teologia.
O rito de admissão entre os candidatos às Ordens Sacras é o primeiro passo mais concreto em direção ao sacerdócio, porque a Igreja reconhece e acolhe oficialmente o seminarista como candidato à vida sacerdotal. Neste ato, que é feito diante do bispo, cada jovem se compromete publicamente em receber com docilidade a formação necessária para o futuro ministério presbiteral, bem como cultivar ainda melhor a sua vocação por meio da oração, da intimidade com Jesus e do convívio comunitário.
Em sua homilia, o bispo contextualizou o mês de agosto como período de intensificar a oração e a ação pelas vocações nas comunidades, a partir da temática: “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e salientou a importância do rito de admissão. “No caminho vocacional, é gratificante ver que o Senhor continua chamando jovens para abraçarem a vocação do amor-serviço pelo Reino, através dos ministérios ordenados. Na formação e na missão, os candidatos à Sagrada Ordem precisam contar com as orações, o apoio e a proximidade da família e da comunidade de fé, para dar uma resposta de amor ao chamado que Deus faz ao coração para servir a Igreja, povo de Deus”, destacou Dom Gislon.
Ao final da celebração, o coordenador da Pastoral Vocacional na Diocese, padre Marciano Guerra convidou todos os seminaristas para se aproximarem do altar para que a comunidade conhecesse os vocacionados. Estiveram presentes jovens das dioceses de Caxias do Sul, Frederico Westphalen, Montenegro e Osório, além da arquidiocese de Porto Alegre.
Eduardo Cantelli tem 23 anos, é natural de Bento Gonçalves e além de cursar Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, realiza sua pastoral semanal na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do bairro Cruzeiro, em Caxias. Já Stefano Fagundes Petroli, também com 23 anos e também natural de Bento Gonçalves, atua, aos finais de semana, na Paróquia São Ciro, em Caxias. Ambos residem no Seminário Maior São João Batista, em Viamão e estudam Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Fonte: Diocese de Caxias do Sul
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves