No próximo domingo, 20 de agosto, quando a Igreja Católica no Brasil irá celebrar a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, o seminarista da etapa da Configuração (Teologia), Eduardo Cantelli, será instituído no ministério de leitor. A Missa solene será presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, às 18h30min, na igreja matriz Sagrado Coração de Jesus, no centro de Farroupilha.
O leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembleia litúrgica. E assim, tanto na Missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho.
Os ministérios recebidos ao longo da caminhada de seminarista visam fomentar a gradualidade do processo formativo rumo ao sacerdócio. Na rica tradição da Igreja, o ministério do leitorado foi instituído como um ofício particular aos que eram designados a proclamar a Palavra nas comunidades cristãs, reunidas em torno da Mesa da Eucaristia. Levando em consideração a importância da Palavra de Deus como fonte da teologia, da liturgia e de toda a tradição eclesial, é necessário que seu anúncio seja realizado de forma digna e zelosa. Diante da Palavra que é o próprio Cristo, o leitor coloca-se como instrumento que ressoará a mensagem de vida e salvação, a Boa Nova do Reino.
Cantelli tem 24 anos, é natural de Bento Gonçalves, atua, aos finais de semana, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Farroupilha. Ele reside no Seminário Maior São João Batista, em Viamão e estuda Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Fonte e foto: Diocese de Caxias do Sul – Comunicação
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor