No próximo domingo, 20 de agosto, quando a Igreja Católica no Brasil irá celebrar a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, o seminarista da etapa da Configuração (Teologia), Eduardo Cantelli, será instituído no ministério de leitor. A Missa solene será presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, às 18h30min, na igreja matriz Sagrado Coração de Jesus, no centro de Farroupilha.
O leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembleia litúrgica. E assim, tanto na Missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho.
Os ministérios recebidos ao longo da caminhada de seminarista visam fomentar a gradualidade do processo formativo rumo ao sacerdócio. Na rica tradição da Igreja, o ministério do leitorado foi instituído como um ofício particular aos que eram designados a proclamar a Palavra nas comunidades cristãs, reunidas em torno da Mesa da Eucaristia. Levando em consideração a importância da Palavra de Deus como fonte da teologia, da liturgia e de toda a tradição eclesial, é necessário que seu anúncio seja realizado de forma digna e zelosa. Diante da Palavra que é o próprio Cristo, o leitor coloca-se como instrumento que ressoará a mensagem de vida e salvação, a Boa Nova do Reino.
Cantelli tem 24 anos, é natural de Bento Gonçalves, atua, aos finais de semana, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Farroupilha. Ele reside no Seminário Maior São João Batista, em Viamão e estuda Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Fonte e foto: Diocese de Caxias do Sul – Comunicação
PG
Daer prorroga autorizações de trânsito para veículos de carga no RS
Recursos da coleta da Campanha da Fraternidade dão sustento às ações da Pastoral da Criança na Diocese de Caxias do Sul
Secretaria de Segurança de Bento realiza visitas nas escolas