Evento ocorre dia 29 de julho
Valorizar a identidade, a tradição e o reconhecimento do queijo colonial produzido na Serra Gaúcha, além de promover o desenvolvimento dos produtores locais. Essa é a finalidade do “Seminário: Indicação Geográfica do Queijo Colonial da Serra Gaúcha”, que acontecerá dia 29 de julho, a partir das 8h, na Associação dos Funcionários da Cooperativa Santa Clara (Ascla) em Carlos Barbosa. A realização é da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Emater/RS-Ascar, Sebrae e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/evento/seminario-indicacao-geografica-do-queijo-colonial-da-serra-gaucha/3023482. As vagas são limitadas em 200.
Segundo o médico veterinário da Seapi e coordenador do projeto de pesquisa da Indicação Geográfica do Queijo Colonial da Serra Gaúcha, Danilo Gomes, o encontro tem como público-alvo produtores, empresários do setor de laticínios, extensionistas rurais, fiscais, técnicos do setor, representantes dos setores da agricultura, turismo e cultura, além de autoridades estaduais e municipais da Serra. “A presença das prefeituras da região é fundamental para o fortalecimento dessa iniciativa, que visa preservar a cultura e impulsionar a economia regional”, afirma.
Gomes acrescenta que o seminário é também para sensibilização dos atores da região sobre a importância e os benefícios da IG do Queijo Colonial para a Serra. “Um produto com raízes na região, que pode ser considerado um patrimônio alimentar dos povos do sul, porém que precisa ter seu reconhecimento histórico e cultural, assim como a resguarda do saber-fazer do queijo colonial no território”.
Conforme Gomes, esse ano é especial, pois são comemorados os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. “E os estudos da própria Seapi revelam que esse é um queijo que veio com a tradição dos imigrantes italianos que chegaram à Serra”.
SERVIÇO
O quê: Seminário: Indicação Geográfica do Queijo Colonial da Serra Gaúcha
Quando: dia 29 de julho, a partir das 8h
Onde: Associação dos Funcionários da Cooperativa Santa Clara (Ascla) em Carlos Barbosa. Estrada José Chies, 1354
Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/evento/seminario-indicacao-geografica-do-queijo-colonial-da-serra-gaucha/3023482
Fonte: Darlene Silveira | Assessoria de Comunicação Social | Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
Foto: Fernando Dias/Seapi
Alunos dos Anos Iniciais da EMTI São Roque são contemplados pelo Projeto Cultural Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Casa das Artes: exposição “Das Artérias ao Mangue”, de Jaque Pauletti, abre em 04 de setembro