Intensificar o diálogo quanto ao uso dos agrotóxicos é o objetivo do Seminário – Os reflexos do uso de herbicidas das culturas extensivas na fruticultura, que ocorre nesta quinta-feira (4), em Silveira Martins, região Central do RS. Promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Federação das Cooperativas Vinícolas do RS (Fecovinho), com apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS (Seapi) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o evento debater as consequências do uso do agrotóxico 2,4-D nas lavouras próximas aos parreirais.
A programação do Seminário, que inicia às 9h30min, inclui a contextualização do problema baseada no levantamento por meio do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Ibravin coordenado pela Fecovinho, os aspectos técnicos que envolvem o uso do 2,4-D e a legislação em vigor no País quanto ao uso de herbicidas na lavoura (programação completa abaixo).
O diretor Executivo da Fecovinho, Helio Marchioro, explica que as entidades do setor vitivinícola buscam ampliar o debate quanto ao problema que incide em todas as regiões do Estado e propor meios para minimizar os impactos. “O que queremos é chamar a comunidade para uma reflexão sobre o assunto e ver de que forma podemos reduzir o uso de agrotóxicos”, sugere. Marchioro afirma que os efeitos vão além dos perigos à saúde, passando pelo aumento nos custos de produção e prejudicando, inclusive, os produtos resultantes do processamento de uvas com níveis elevados de resíduos químicos.
“Precisamos chamar atenção para este problema que pode prejudicar a qualidade do nossos vinhos, sucos e espumantes e a indústria vitivinícola tem se mostrado preocupada com o uso de agrotóxicos e com o risco de contaminação”, alerta.
Além do Ibravin, Fecovinho, Seapi/RS e Embrapa, são apoiadores do evento o Ministério da Agricultura, Pecuária e Agricultura (MAPA), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Emater/RS e a Câmara Setorial da Uva e do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul.
Serviço
Seminário – Os reflexos do uso de herbicidas das culturas extensivas na fruticultura
Data: 4 de agosto (quinta-feira)
Horário: 9h30min
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz de Silveira Martins. Rua Francisco Guerrino, 330 (em frente à Praça Giuseppe Garibaldi)
PROGRAMAÇÃO
9h30min – Abertura;
10h – Contextualização do problema, apresentada pelo Ibravin e pela Fecovinho, com base nos levantamentos feitos no âmbito do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), com o diretor de Relações Institucionais do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, e com o diretor Executivo da Fecovinho, Helio Luiz Marchioro;
10h50min – Aspectos técnicos da utilização do 2,4-D nas lavouras, com o pesquisador da Embrapa Trigo, Leandro Vargas;
11h40min – Legislação aplicada quanto à utilização de Herbicidas nas lavouras, com o chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários/Departamento de Defesa Agropecuária/Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado do Rio Grande do Sul (SEAPI/RS), Rafael Friedrich Lima;
12h30min – Mesa redonda e encaminhamentos.
Fonte: Ibravin
Chuva dará lugar a tempo estável durante o fim de semana no RS
Governo acena com nova medida provisória para socorro a agricultores gaúchos
Delegação indiana confirma presença na Expodireto Cotrijal 2025, em Não-Me-Toque