O Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves, recebe nesta quinta e sexta-feira (8 e 9 de novembro), o 18° Seminário Gaúcho do Cooperativismo, com foco na busca de caminhos para um desenvolvimento cada vez mais sustentável e inovador nas sociedades cooperativas.
No dia 8 de novembro ocorrerá a palestra do coordenador do CriaLab, Luis Humberto de Mello Villwock, com o tema “Criatividade & Inovação – Desafios para o Sistema Cooperativista do RS”. Para o primeiro dia do Seminário também estão previstos um painel e atividades em grupos de trabalho, divididos por assuntos: Sustentabilidade, Energias renováveis, Logística e rastreabilidade, Tecnologia na produção agropecuária e Interação cooperativa e startups.
O segundo dia do Seminário inicia com um painel apresentando a conclusão dos Grupos de Trabalho e encaminhamentos, e encerra com o presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco, falando sobre “Sustentabilidade”.
PROGRAMAÇÃO:
8/11/18 (QUINTA-FEIRA)
13h Credenciamento
13h30 Abertura
14h Palestra 1: “Criatividade & Inovação – Desafios para o Sistema Cooperativista do RS”:
Luis Humberto de Mello Villwock. Engenheiro Agrônomo (UFRGS 1989), Especialista em Comércio Exterior (Unisinos 1990), Mestre em Economia Rural (UFRGS 1993), Doutor em Administração (UFRGS 2002), Atualmente é coordenador do CriaLab – Tecnopuc e da Rede Inovapucrs. Também é professor da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FACE/PUCRS), Coordenador do Núcleo Empreendedor da FACE/PUCRS, Coordenador dos Grupos Temáticos da Rede de Inovação e Prospecção do Agronegócio para o Rio Grande do Sul (RIPA/RS).
15h Painel: Cases de Inovação
16h Intervalo
16h30 Grupos de trabalho –
1) Sustentabilidade: envolve a reflexão sobre o atual comportamento das cooperativas em relação as ações voltadas a sustentabilidade. Características do cooperativismo que favorecem a sustentabilidade; oportunidades de ação; pontos de atenção. A proposição de projetos de sustentabilidade a serem conduzidos de forma conjunta ou individual pelas cooperativas participantes.
2) Energias renováveis: envolve a reflexão sobre o atual comportamento das cooperativas em relação as ações voltadas a energias renováveis. Características do cooperativismo que favorecem a implementação de ações para apoio, desenvolvimento ou uso de energias renováveis; oportunidades de ação; pontos de atenção. A proposição de projetos que envolvam energias renováveis a serem conduzidos de forma conjunta ou individual pelas cooperativas participantes.
3) Logística e rastreabilidade: envolve a reflexão sobre o atual comportamento das cooperativas em relação as ações voltadas a logística e rastreabilidade. Oportunidades de ação e pontos de atenção. A proposição de projetos que envolvam ações de logística e rastreabilidade a serem conduzidas de forma conjunta ou individual pelas cooperativas participantes.
4) Tecnologia na produção agropecuária: envolve a reflexão sobre o atual comportamento das cooperativas em relação as tecnologias disponíveis para produção agropecuária. Oportunidades de uso e desenvolvimento de tecnologias; necessidades e pontos de atenção. A proposição de projetos que envolvam ações para inserção de tecnologias na produção agropecuária com possibilidade de realização de forma conjunta ou individual pelas cooperativas participantes.
5) Interação cooperativa e startups: envolve a reflexão sobre o atual comportamento das cooperativas em relação as startups como potenciais parceiras no desenvolvimento de negócios. Oportunidades de parceiras para uso de soluções e desenvolvimento conjunto de soluções tecnológicas; levantamento de necessidades e pontos de atenção. A proposição de projetos que envolvam ações com startups podendo ocorrer de forma conjunta ou individual pelas cooperativas participantes.
20h Entrega do Prêmio Ocergs de Cooperativismo
9/11/18 (SEXTA-FEIRA)
9h Painel: Conclusão dos Grupos de Trabalho e Encaminhamentos
10h Intervalo
10h30 Palestra 2: “Sustentabilidade”: Ariel Guarco. Presidente da Aliança Cooperativa Internacional
12h Encerramento
12h30 Almoço
Fonte: Seescop/RS
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro