O Detran/RS participou do Seminário de Trânsito: Educação, Esforço Legal e Engenharia, promovido pela Prefeitura de Caxias do Sul, Escola Pública de Trânsito municipal e Universidade de Caxias do Sul (UCS). O evento aconteceu quarta, quinta e sexta-feira nesta semana.
Na palestra de abertura, no dia 05, o diretor-geral do Detran/RS, Ildo Mário Szinvelski, ressaltou que a meta da ONU para redução da mortalidade no trânsito vem sendo superada no Rio Grande do Sul. Salientou, também, que “não se pode falar em acidente de trânsito, quando, na verdade, há condutores que agem de forma imprudente e irresponsável nas vias”.
Szinvelski apresentou iniciativas do órgão que cooperam para o quadro de redução da acidentalidade, como os simuladores de direção, os cursos de reciclagem de infratores, os programas de educação para o trânsito, o trabalho focado no motorista profissional, e as operações Viagem Segura e Balada Segura.
Representando a área de Educação do Detran/RS, as servidoras Laís Silveira e Paula Ebeling destacaram a realização do primeiro curso presencial para instrutores de trânsito, dentro do Programa de Formação Inicial e Continuada. Frisaram que um dos eixos da Educação é a sensibilização para que a pessoa pare e reflita sobre suas atitudes no trânsito. Também ressaltaram a importância do exemplo positivo para que se atinja a mudança no comportamento almejada.
O Seminário prosseguiu no auditório do Bloco J, no campus sede da UCS. O Detran/RS apresentou ainda números com os servidores Rosane Crivella, da área de Estatística, e Jeferson Sperb, do setor de Fiscalização.
Fonte: Detran/RS
ACIDENTE ENTRE TRÊS VEÍCULOS DEIXA MULHER FERIDA NA BR-470, EM BENTO GONÇALVES
ACIDENTE DE TRÂNSITO DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS NA ERS-122, EM ANTÔNIO PRADO
IDENTIFICADA MULHER QUE MORREU APÓS ACIDENTE DE TRÂNSITO NA SERRA DE POUSO NOVO