Ao longo de dois dias, Bento Gonçalves vivenciou o I Seminário da Serra Gaúcha de Enfrentamento a violência contra a Mulher. As atividades ocorreram ao longo desta quinta e sexta-feira (26 e 27), com a realização da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e Ouvidoria da Mulher, e da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto do Tribunal Regional Eleitoral.
Neste último dia de evento foram debatidos temas como a infância, juventude, educação, violência de gênero e perspectiva de futuro. Participaram do painel o Juiz de Direito do Tribunal de Justiça João Carlos Inácio; a Promotora de Justiça Lisiane Messerschimtd Rubin; a Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher pela BPW Brasil Beatriz Peruffo; a Delegada Deise Salton Brancher; da Capitã da Brigada Militar Caroline Bresolin e da defensora pública de Bento, da área da violência doméstica, Defensora Pública, Marni Zatt. Pelo menos quatro educandários do município marcaram presença no último dia de evento. São eles: EMEF Professora Maria Borges Frota, EMEF Princesa Isabel, EMEF Professor Noely Clemente de Rossi e EMEF Professora Maria Margarida Zambon Benini.
A Capitã da Brigada Militar destacou que “a importância desse seminário é de trazermos esses debates, principalmente, para adolescentes e jovens, para que vejam os trabalhos das mais diferentes áreas, do poder judiciário, promotoria, e principalmente por parte dos órgãos policiais”.
A Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher Beatriz Peruffo comentou que “esse seminário é muito importante, porque estamos prevenindo a violência contra a mulher. Com isso nós evitaremos a violência no momento que houver respeito. Essa é a palavra-chave, e é isso que precisamos realmente fazer”.
Para a delegada “o debate acerca do tema da violência doméstica e familiar com crianças e adolescentes é de suma importância, porque é através dele que vamos promover alguma mudança na Educação. Vamos oportunizar que os seres humanos em formação adotem novos comportamentos, de respeito e paz, e promovam a igualdade e reconheçam a dignidade de cada pessoa, independente de cor, religião, sexo e gênero”.
A Coordenadora do Centro Revivi e Coordenadoria da Mulher Patrícia Da Rold comentou que “estamos muito satisfeitos com o seminário realizado. Foi um trabalho intenso para que esse evento viesse para o município. Nós ficamos extremamente felizes e satisfeitos em ter gestores engajados na causa, pela qual trabalhamos. Aqui nós tivemos mais de 20 municípios presentes, o que nos orgulha muito”.
O Vice-prefeito Amarildo Lucatelli, idealizador do seminário, também comentou sobre a importância do evento. “Nós encerramos esse evento com sucesso enorme, em que tivemos a participação do tribunal de justiça do Estado. Entre ontem e hoje foram realizadas várias rodas de palestra, atingindo o público que era necessário. Quero agradecer a todos que participaram juntamente conosco, que ajudaram para que esse evento fosse um sucesso. Eu acredito que realmente precisamos trabalhar muito nessa pauta, que é a violência contra as mulheres. Nós vamos continuar atuando ao lado dessas pessoas que fazem esse trabalho, juntamente com o poder judiciário, legislativo, executivo, além das forças de segurança pública”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
4º Encontro Estadual Pumas e Fora de Série acontece em outubro
Rústica Sesc Caitá em Bento reuniu mais de 500 atletas neste domingo, dia 14
Tacchini Instituto de Pesquisa está com seis estudos com recrutamento de participantes em andamento