A Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais de Educação do RS da Assembleia Legislativa, realiza nesta segunda-feira, 19, a partir das 14h, na Fundação Casa das Artes em Bento Gonçalves, o “Seminário a Educação no Desenvolvimento Regional”. A coordenação da Frente é do deputado estadual, Nelsinho Metalúrgico (PT), que estará presente no evento, além da deputada federal, Maria do Rosário (PT), bem como a reitoria, colaboradores, alunos, entre outros.
Conforme o deputado, é necessária uma mobilização da sociedade, sabendo que o Governo Federal cortou orçamentos das Escolas. “Neste 2017 o Governo cortou 30% do orçamento destinado aos investimentos, além de 10% de recursos de custeio, que é o dinheiro que paga a luz, material, todos os equipamentos dos laboratórios, a segurança, limpeza”, comentou.
O evento será aberto ao público em geral e terá o palestrante convidado, o professor Eliezer Pacheco, que foi Secretário da SETEC/MEC entre 2005 e 2012, período de implantação dos Institutos Federais.
“Entendemos que é importante trazer o tema para debate e mobilizar as comunidades da região da Serra para que reflitam sobre a atual situação de cortes nos recursos orçamentários para a educação pública federal e o impacto na atuação dos Institutos Federais”, destaca o reitor do IFRS, Osvaldo Casares Pinto.
O objetivo é elaborar através das audiências, buscar sensibilização aos deputados federais e senadores, a recomposição dos orçamentos.
Em nota divulgada ainda em 2016 pela Reitoria do IFRS, era informado que a instituição teria uma perda de mais de R$ 11 milhões, quando comparado o orçamento de 2016, e R$ 28 milhões se comparado com o orçamento de 2015.
A mesma publicação dizia que “o próximo período será de extrema dificuldade, inclusive para a manutenção dos avanços conquistados e a comunidade acadêmica sentirá os impactos negativos”.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves